Cerro Grande do Sul – Alunos, pais e professores foram desafiados a enfrentar uma nova realidade no sistema educacional neste ano de 2020, por conta do isolamento social imposto pelos protocolos de segurança contra a Covid-19.

Nesta reinvenção na maneira de educar e interagir o mundo virtual, pela internet, foi a maneira encontrada para a troca de experiências e ensinamentos. Todavia a parte prática das atividades não foi deixada de lado já que os educadores adaptaram os projetos de modo que ninguém precisou ficar parado.

Na localidade de Campo dos Teixeiras, a escola municipal Santa Inês promoveu a I Mostra Literária Virtual que teve por objetivo apresentar os trabalhos realizados pelos alunos sobre a escritora gaúcha Helô Bacichette, de Caxias do Sul e ao mesmo tempo divulgar e valorizar a cultura gaúcha, hábitos, costumes e tradições.

O evento trouxe a exposição de folders sobre a vida e obra da autora e ainda uma releitura sobre vários livros escritos por ela, a exemplo de “Misterioso Sul”, “Enigma das Caixas”, “O Mundo em Silêncio”, e outros.

Para ver o vídeo da autora Helô Bacichette CLIQUE AQUI

A mostra englobou ainda o projeto Pelos Caminhos do Sul, que incluiu uma entrevista dos alunos ao cantor e compositor Elmo de Freitas, o Carijó, de Camaquã, vencedor de vários festivais de música regionalista e um velho conhecido na região pelas suas músicas, sobretudo a canção Lago Verde Azul, que fala das belezas e particularidades da Lagoa dos Patos.

Para ilustrar a temática do projeto os alunos recriaram o ambiente rural com suas casas, lavouras, açudes, canchas de carreiras, canchas de bocha e alguns costumes incluindo o fogo de chão, os gaúchos reunidos no galpão, o churrasco e as rodas de chimarrão.

Os professores e a direção explicam que mesmo com as atividades realizadas à distância houve um grande envolvimento por parte dos alunos, que modelaram peças como miniaturas de garças, quero-queros e outros vários itens de nossa cultura. Produziram textos e poemas falando sobre a importância da preservação da natureza, de uma melhor qualidade de vida na zona rural e ainda sobre o incentivo recebido para que eles e seus familiares cuidem e embelezem suas propriedades fortalecendo o orgulho de morar no campo.

Veja na galeria algumas imagens da mostra na E.M.E.F. Santa Inês:

O trabalho completo você confere na página do Facebook da escola.

Já na escola municipal José de Alencar, em Cinco Estufas, os educadores deram segmento ao projeto Escola + Família = Sucesso, iniciado em 2019 e neste ano promoveram a FEIRA DO CONHECIMENTO JA VIRTUAL – Edição Especial, que iniciou em 23 de novembro e se encerrou nesta quarta-feira, 02 de dezembro.

O trabalho consistiu em revelar através de vídeos produzidos pelos próprios alunos e seus familiares, uma mostra de práticas de interação familiar em tempos de pandemia, sendo que todo o aprendizado desenvolvido teve a família como base.

A mostra dos trabalhos se deu via redes sociais da internet, no Facebook e WhatsApp onde os vídeos foram publicados para a interação entre todos.

A direção da escola comemorou o êxito no projeto, elogiou e agradeceu pais e professores que se mostraram zelosos, dedicados e persistentes no desenvolvimento das tarefas, mesmo diante das dificuldades encontradas.

Veja na galeria algumas imagens do projeto na E.M.E.F. José de Alencar:

O vídeos e o trabalho completo você confere na página do Facebook da escola.