A escolinha de futebol do Núcleo dos Colorados de Arambaré – NCA fez bonito mais uma vez em sua participação no Programa Coleta de Óleo Saturado desenvolvido pela Afubra. No balanço do ano de 2020 a entidade ocupou a 5ª posição geral entre todas, dos 117 município participantes com um total de 2.565 litros de óleo recolhidos e entregues.

O programa atinge os três estados do Sul do país e conta com a participação de 641 escolas movimentando cerca de 176 mil estudantes. O programa integra o projeto Verde é Vida, desenvolvido pela Associação Fumicultores do Brasil – Afubra e de acordo com a entidade durante o ano de 2020 foram entregues 91.213 litros de óleo.

Os dirigentes do NCA comemoraram o resultado e destacam que apesar das restrições impostas pela pandemia os colaboradores do programa se dedicaram ao recolhimento do óleo saturado, tomando os devidos cuidados e seguindo os protocolos de segurança sanitária.

Eles ainda agradeceram a colaboração de todos que se engajam na campanha e destacam a importância da causa para a preservação do meio ambiente. A direção da escolinha acrescentou que o recurso financeiro recebido da Afubra pela entrega do óleo será totalmente investido em aquisição de material para melhorias e manutenção do Centro Desportivo Sérgio Pereira Goncalves.

Foto: Colaboração/Flávio Corrêa

SOBRE O PROGRAMA

O objetivo do programa é alertar e sensibilizar as pessoas sobre os prejuízos que o óleo de fritura pode causar ao meio ambiente, quando descartado incorretamente. Ao mesmo tempo, dar o destino correto deste rejeito, evitando a disposição em locais inadequados.

O Programa de Coleta de Óleo Saturado tem a parceria de escolas públicas e privadas e instituições filantrópicas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O regulamento do programa prevê o pagamento de um bônus, no valor de R$ 0,50, por litro de óleo entregue ao programa. Caso o resíduo entregue não atender às exigências do regulamento, a instituição não recebe o valor. As escolas ainda recebem materiais didáticos e pedagógicos para auxiliar os professores a trabalhar este tema nas aulas.

Para aderir ao programa é necessário preencher e enviar a ficha de inscrição. Interessados devem fazer contato com a unidade mais próxima da Afubra.

DESTINO DO ÓLEO COLETADO

O óleo coletado pela Afubra é transformado em biodiesel e usado como combustível em veículos da entidade.

Essa prática proporciona o uso correto do rejeito -sem poluir recursos hídricos – e contribui na redução de gases poluentes – presentes nos combustíveis derivados de petróleo. O biodiesel é usado puro (B100) ou misturado ao óleo diesel – é condicionado ao volume de óleo de fritura arrecadado no programa.