23.9 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, abril 19, 2024

ESF São José realiza Grupo de Apoio à Saúde Mental

Na próxima segunda-feira (18), acontecerá o Grupo de Apoio à Saúde Mental na unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Antonio Moscardini Netto, na localidade de São José, interior de Cerro Grande do Sul. Com o objetivo de atender um maior número de participantes, o encontro será em dois horários, às 9h e 14h.

Podem participar da reunião todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) pertencentes à área de São José. Ainda, novos grupos estão sendo  organizados nos demais ESFs da região.

No município de Cerro Grande do Sul, o trabalho começou no ESF Central e, atualmente, está sendo implantado no ESF de São José pela Psicóloga Jéssica Tejada, em parceria com a enfermeira Fabiane Makino e demais membros da equipe. A psicóloga Jéssica comentou à equipe do Portal ClicR que já havia tido a oportunidade de coordenar o grupo do ESF Central em 2017, como estagiária de psicologia, juntamente com sua colega, a psicóloga Letícia Stropper.

Segundo Jéssica, o Grupo de Apoio à Saúde Mental, “faz parte da premissa de alcançar mais pessoas em menor tempo, o que na saúde pública é de grande utilidade”.

A respeito da importância do grupo de apoio para a comunidade, Jéssica comentou que o mesmo “possibilita que os usuários de saúde dêem seu primeiro passo em direção à busca pelo cuidado da saúde mental, pois nem todos se sentem prontos para buscar um atendimento psicológico individual, falando de forma direta sobre o sofrimento que lhe atinge”.

Ainda, a psicóloga relatou que quando se trata de um encontro em grupo, o indivíduo se sente mais seguro em frequentar. “Estar lá [na reunião] permite ver as diversas faces da saúde mental, os problemas compartilhados, assuntos que são fundamentais para todos os indivíduos, estando eles adoecidos ou não”, afirmou Jéssica.

O objetivo do Grupo de Apoio à Saúde Mental é criar um espaço seguro onde as pessoas possam compartilhar suas dores e experiências. Conforme apontou a psicóloga, “dividir o peso do adoecimento mental é o primeiro passo para encontrar a leveza e buscar a cura”.

PUBLICIDADE

RELACIONADAS