Estudantes recebem Prêmio RBS de Educação

premio-rbs-7Cerro Grande do Sul – Os estudantes sul-cerrograndenses Thalisson Almeida Danelon e Alice Claro Duarte receberam na quarta edição do Prêmio RBS de Educação nos estúdios da emissora em Porto Alegre.

Os ganhadores foram conhecidos na noite de sexta-feira (11), em cerimônia realizada no estúdio principal da RBS TV.

O jovem estudante no Instituto Federal Sul-riograndense (IFSul) de Camaquã em conjunto com mais 6 estudantes, são os autores do projeto “Traçando o perfil do leitor”. O projeto foi orientado pela professora Sandra Salenave, co-orientado pela servidora Ana Nedel e, além de Felipe, conta com a participação dos estudantes Mariana Paim, Alice Duarte, Felipe Wachholz Bartz, Maria Eduarda Peres e José Leonardo. Eles desenvolveram uma pesquisa para saber as práticas de leitura dos alunos do Instituto Federal e depois criaram diversas iniciativas para incentivar um contato maior dos alunos com os livros.

Thalisson destaca quando se inscreveram no projeto, fizeram um vídeo que concorreu com 291 outros projetos, de todo o estado que foram selecionados 3 de cada área, três projetos de professores, 3 projetos de escolas particulares e 3 projetos de escola públicas.

O projeto “Traçando o perfil do leitor” havia sido enviado a uns dois meses, e o que levou os estudantes a desenvolverem este projeto foi a falta de interesse das pessoas pela leitura, então foi feito uma pesquisa com toda a escola para saber do hábito da leitura no IFSUL, se o gênero sexual influenciava na escolha pelo gênero literário lido, após este levantamento de dados os alunos criaram encontros de leitura onde para cada gênero literário era produzido alguma atividade quinzenal. A prática era desenvolvida desde a ambientação da sala até a obra abordada.

Na categoria “Educador de Escola Pública” o vencedor foi Henrique Silveira Leal e na categoria “Educador de Escola Privada”, a premiada foi a professora Giséli Lindemann Buerger. Os três projetos foram escolhidos por votação popular.

Os finalistas participaram do evento, que contou com a presença de comunicadores do Grupo RBS e dos Gauchinhos do programa The Voice Kids, que animaram a plateia com diversas músicas. A premiação entregue aos participantes foi um troféu para cada projeto e a certificação para cada escola, o ganhador bolsista ganhou também um tablet da Zero Hora.

A patrona da Feira do Livro de Porto Alegre, a escritora Cíntia Moscovich, e o secretário estadual da Educação, Luís Antônio Alcoba de Freitas também acompanharam o evento.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios