Na manhã deste sábado o secretário municipal de Saúde de Camaquã, Fabiano Martins esteve participando de uma entrevista no portal de notícias Clic Camaquã quando revelou a existência de um estudo do setor epidemiológico municipal que contabiliza a existência de cinco pessoas diagnosticada com Covid-19 no município.

Para entender o estudo é preciso considerar o primeiro caso anunciado em 24 de abril, quando um morador de Camaquã foi diagnosticado com Covid-19 em um exame laboratorial em Porto Alegre, onde se tratava de um câncer, doença que acabou lhe ceifando a vida no dia 06 de maio.

O secretário explicou que uma pessoas da cidade que havia tido contato com este paciente decidiu fazer o exame de forma particular em laboratório quando o resultado testou positivo para o contato com o coronavírus.

Martins disse que o setor de vigilância epidemiológica municipal foi informado do fato e mapeou a circulação do vírus chegando ao monitoramento de 32 pessoas, das quais mais três foram diagnosticadas positivamente.

O monitoramento revelou ainda que apenas uma das pessoas, de 34 anos, entre as quatro que contraíram o vírus, apresentou sintomas leves da doença, já os outros três (na faixa dos 50 e 60 anos) se mostraram assintomáticos. Pelo mapeamento foi possível observar que o vírus circulou em um ambiente limitado.

Todos os pacientes já passaram pelo período de viremia (presença de vírus no sangue), contudo foram isolados socialmente como medida de precaução e proteção.