Exposição de Pisanki no município de Dom Feliciano vai até fim de abril

Pisanki é a arte polonesa de pintar símbolos em casquinhas de ovos, no período da Páscoa.

 

Aconteceu entre as escolas da Rede Municipal de Ensino de Dom Feliciano, o Concurso Cultural de Pisanki, que visa estimular a consciência sobre a arte, a história e a simbologia.

A premiação é uma cesta de presentes para o vencedor e certificado de participação para os demais. A escolha será feita por uma comissão julgadora organizada pelo Departamento.

O resultado e entrega da premiação acontecerá nesta segunda e terça-feira, dias 18 e 19 de abril.

Os ovos estão à disposição para visitação na Casa da Cultura do Imigrante até dia 29 de abril. Não é preciso agendar visitas.

ASCOM: Prefeitura Municipal de Dom Feliciano 

“PISANKI” – A ARTE DA PINTURA EM OVOS – UMA TRADIÇÃO POLONESA VIVA NOS COSTUMES DAS ESCOLAS DA CIDADE.

O “CONCURSO DE PISANKI”, a palavra “Pisanki” vem do verbo “pisac”, que traduzido do Polonês significa escrever (escrever com símbolos). A decoração serve sempre para traduzir o que uma pessoa deseja a outra. Ex: boa colheita – trigo. Na Polônia são chamados de “Pisanki”, mas o nome original vem da Ucrânia “Pêssanka” e é uma arte milenar, com a chegada do cristianismo passou a simbolizar a Páscoa e a Ressurreição de Cristo. E por Dom Feliciano ter descendentes de Poloneses um dos antigos Diretores da Casa da Cultura Sr. Roberto Scislewski resolveu implanta-la no município em 1994, pelas escolas são pintadas cascas de ovos de galinha, mas na Polônia e pelos seus descendentes para comercialização são produzidos em madeira.

O Departamento de Cultura ligado à Secretaria da Educação é responsável pela realização do mesmo no município, o Diretor de Cultura realiza uma reunião com os professores de artes de todas escolas e distribui material contendo informações sobre a Tradição do “Pisanki” de como deve ser produzido e as cartonas  de cores diferentes para cada escola para quando retornarem à cultura serem diferenciadas por isso, onde no início quando foi pela primeira vez implementado no município os ovos pintados eram expostos na Casa da Cultura e uma equipe de 5 pessoas faria a escolha de um ovo por turma, sendo que o escolhido era comtemplado e depois em um dia marcado era feita a entrega da premiação aos vencedores.

POLÍCIA

Acidente com vítima fatal na ERS 350 em Chuvisca

Motociclista veio a óbito ainda no local No final da manhã desta quinta-feira (26), um acidente de trânsito grave envolvendo um automóvel Ford Ka Vermelho...

Policia Civil recupera, em Guaíba, carga roubada de Canoas

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas (DRFC), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), sob...

Operação policial desarticula quadrilha que atacou carro forte em Guaíba

Na manhã desta quarta-feira (25), a Polícia Civil, por intermédio da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos (1ª DR), do Departamento Estadual...