17.3 C
Cerro Grande do Sul
quinta-feira, outubro 10, 2024

Família Darski destaque na Expointer com o Mel Artesanal

Mel Artesanal de Mariana Pimentel foi Premiado no 12º Concurso da Agricultura Familiar da Expointer

 

Após divulgarmos em nosso site a conquista do 1º lugar na categoria “Mel”, na terça-feira 03 de setembro, o Portal ClicR esteve visitando a propriedade da família Darski, onde foi muito bem recebido pelo casal Vania e Carlos Darski.

 

A professora aposentada dona Vania, explica que inicialmente logo após ter se aposentado iniciou a criação de ovelha (carne que tem muita preferência), iniciou com três mais adiante tendo mais de 150 ovelhas em sua propriedade. E com a criação de abelha não foi diferente, conhecimento que herdou de seu pai, iniciou com três caixas de abelha, e muitas vezes percebendo enxames perdidos, lá ia dona Vania com mais uma caixa, hoje conta com 15 caixas de abelhas.

 

Surgimento da Casa de Mel Família Darski 

A ideia que surgiu em 2019, sendo inaugurado 1º semestre de 2021.

Dedicação, foco e objetivo ficam claros em todas as falas da Dona Vânia, tanto ela como o marido são parte de todo o processo, desde o princípio, na ocasião, estavam finalizando os últimos detalhes da infraestrutura, “de pedreiros” como ressaltou dona Vânia.

Dona Vania e Carlos Darski em frente ao seu a Casa do Mel 

A escolha pelo mel, segundo ela, teve o fomento da Emater e da Secretaria da Agricultura, que identificaram a potencialidade de produção, tanto pela organização e diversificação da produção na propriedade, como pelos perfis e vivências da família que aceitou o desafio de ser protagonista nesta empreitada, projetada para processar não só o Mel da Casa do mel Família Darski.

O projeto de infraestrutura é padronizado de acordo com as exigências legais, compreende salas para expedição, recepção dos favos, processamento, embalagem, escritório, sanitário e área de passagem, além dos equipamentos necessários para a produção do mel. Infraestrutura construída visando expansão da comercialização dos produtos de forma estadual, pelos padrões do SUSAF, órgão que delibera para todo Estado, assim como o SIM delibera para o município.

Dona Vania explicou ainda que a Casa do Mel ficou somente para a produção de seu Mel, não podendo processar mel de outros apicultores devido à falta de veterinário durante todos os meses do ano, e essa foi uma reinvindicação feita diretamente para o Governador e vice Governador quando esteve recentemente na Expointer.

O Mel é reconhecido por sua qualidade porque as abelhas produzem de forma orgânica, não são tratadas, o que exige uma dedicação diária de cuidados, porém agrega em qualidade ao produto se consagrando nesta última edição da Expointer 1º lugar na categoria “Mel”.

 

Celo Arte

Vania explicou que aguarda pelo Celo Arte, para a partir de então valorizar seu produto além de poder comercializá-lo no exterior.

Momento em que ficou sabendo que era 1º lugar

“Eu não estava acreditando, eu fiquei muito tempo no Pavilhão com a presença de autoridade, depois voltei para minha banca, que não ficava muito longe, e de lá eu escutava o anuncio pelos autos faltantes, daqui a pouco vem a Fernanda da Emater, correndo me chamando, vem correndo, e sai correndo com ela tinha tirado o primeiro lugar, já estava cansada, aí cheguei lá e meu prêmio estava ali do lado, eu estive duas horas chorando, foi um momento muito gratificante ….” lembrou Vania

Vania juntamente com Carlos agradecem a todos que ajudaram nesta importante conquista.

Foto: Daniele Amaral / Vania juntamente com representantes da EMATER ASCAR no desfile 7 de Setembro

 

 

 

Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS