A Abertura Oficial da Colheita do Arroz, promovida pela Federarroz, aconteceu na última quinta-feira, 11, em Capão do Leão. O evento contou com a presença de autoridades, dentre elas, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão.

Na programação, o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, participou de um almoço realizado na sede da Associação Rural de Pelotas, ocasião em que teve a oportunidade de conversar com o vice-presidente da República sobre a situação de duas cadeias que começam a enfrentar problemas: o leite, cujo preço pago ao produtor começou a recuar novamente, e o frango, em que os custos de produção seguem subindo, assim como as exigências das indústrias e o preço que o produtor recebe que não cobre os custos de produção.

Joel também solicitou ao vice-presidente Mourão que o Governo Federal faça uma campanha de valorização aos produtores, mostrando ao mundo que a agricultura familiar produz e preserva o meio ambiente. “Não podemos generalizar ao dizer que todo o agricultor agride a natureza. A Agricultura familiar consegue produzir e preservar o meio ambiente. Temos que mostrar isso ao mundo”.

Logo em seguida, os convidados se dirigiram até a Estação da Embrapa Clima Temperado, no município vizinho de Capão do Leão, onde lideranças políticas, dirigentes de entidades representativas e produtores participaram de uma reunião com o vice-presidente da República.

Para o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, “os agricultores gaúchos estão de parabéns pelo empenho e por continuarem produzindo com excelência. Esperamos que a partir de agora todos sejam bem remunerados, afinal, nos últimos anos, o preço pago ao produtor não cobria os custos de produção. Parabéns a Federarroz pela organização do evento e aos produtores rurais pela safra”.

 

Foto:  Joel Vargas / Assembleia Legislativa