Chuvisca – O Grupo Cultural Nativista União dos Pagos comandado pelo professor e coreógrafo Junior Almeida é bastante conhecido na região devido as várias apresentações realizadas e premiações recebidas em concursos de danças tradicionais e coreografias. O grupo conta atualmente com aproximadamente 80 alunos, estes são divididos nas categorias mirim, infanto juvenil e juvenil. O projeto é da secretaria de educação municipal que a anos mantem esta atividade disponível para os estudantes.

Em virtude da pandemia do Coronavírus, desde março as aulas presenciais tiveram que ser suspensas cancelando assim os ensaios. Estamos na Semana Farroupilha, em anos anteriores os Centros de Tradições Gaúchas estariam lotados com uma vasta programação e dentre elas muitas apresentações de danças tradicionais estariam sendo realizadas e apreciadas por milhares de pessoas por todo o Estado.

Por não poder haver estas aglomerações e também para manter seus alunos motivados desde o início da pandemia, Junior tem proposto aulas virtuais e neste tempo sem ensaios presenciais já passou algumas coreografias novas. Para não deixar passar em branco a Semana Farroupilha, Junior postou em seu perfil no Facebook um vídeo com uma coreografia ensaiada virtualmente com seus alunos mantendo a tradição do grupo que sempre encanta a todos quando sobe no tablado para se apresentar.

A música intitulada “Somos União”, foi composta por Carlos Eugênio Costa da Silva e arranjos do Vale 4 Musical. “O quão alegres, acolhedores e acima de tudo fiel a suas origens são, me emociono por ver crescente de cada dançarino (desde o mais novo até o mais experiente). Vocês são exemplos de dedicação e vontade, sair de casa às 5/6 da manhã para ensaios/escola e só retornar à noite para casa, isto é comprometimento” escreveu.

Junior finalizou dizendo ser privilegiado por fazer parte da trajetória do Grupo juntamente com os alunos. Cada aluno fez o vídeo em sua casa.

Clique aqui para ver o vídeo: https://www.facebook.com/UniaoDosPagos/videos/627121277949640