Governador participa do lançamento da Fenasul Expoleite 2022

O governador Ranolfo Vieira Júnior participou, na manhã desta quarta-feira (11/5), do lançamento oficial da Fenasul Expoleite 2022, na sede da Associação dos Criadores de Gado Holandês do RS (Gadolando), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Depois de dois anos sem realização, por conta da pandemia, a Fenasul Expoleite vai ocorrer de 18 a 22 de maio. É o maior evento no parque de exposições depois da Expointer.

O lançamento foi marcado por um café da manhã com autoridades e representantes das entidades participantes do evento. O governador destacou a importância do setor leiteiro e da retomada do evento. “É uma alegria participar deste lançamento e ver a retomada desta importante feira. O setor leiteiro tem grande representatividade na pecuária gaúcha, e a Fenasul Expoleite é a oportunidade para os produtores mostrarem o melhor da genética do rebanho. O governo do Estado estará à disposição, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, para apoiar este grande evento”, disse Ranolfo.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) é uma das promotoras do evento, e vai participar com cerca de 40 servidores de sete supervisões regionais. Integram o grupo, médicos-veterinários, zootecnistas, técnicos agrícolas e servidores das áreas administrativa e de serviços rurais.

Em seu pronunciamento, o secretário da pasta, Domingos Velho Lopes, anunciou que irá transferir o seu gabinete para o parque Assis Brasil durante os dias de evento, dada a relevância da Fenasul Expoleite.

“A orientação do nosso governador é estar próximo dos grandes eventos do Estado, para valorizar nosso agronegócio. Na Fenasul Expoleite, vamos levar para toda a sociedade a importância da pecuária leiteira e de todos os parceiros desta feira”, afirmou Lopes, ao acrescentar que, além da exposição dos animais, o evento torna-se importante para que o setor leiteiro e demais cadeias produtivas promovam debates técnicos e encaminhem soluções para suas demandas.

Na 16ª Fenasul e 43ª Expoleite, o evento vai contar, além do gado leiteiro, com bovinos de corte, equinos, aves, coelhos e búfalos. É a primeira vez que criadores de bubalinos participam como expositores. Também haverá a multifeira de Esteio, com palco para shows, pavilhão da agricultura familiar e programação científica.

A Fenasul Expoleite 2022 é promovida pelo governo do Estado, prefeitura de Esteio Gadolando, Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS).

Texto: Thamíris Mondin
Edição: Marcelo Flach/Secom

POLÍCIA

Pai e filha são indiciados por associação criminosa armada em Tapes

Recentemente, a Delegacia de Polícia de Tapes instaurou um Inquérito Policial com o objetivo de identificar membros de uma quadrilha após inúmeros assassinatos ocorridos...

PRF prende motorista que fumava maconha enquanto dirigia

No final da manhã desta quinta-feira (19), a Polícia Rodoviária Federal prendeu um motorista que dirigia em zigue-zague. O homem, com diversas ocorrências e...

PRF prende traficantes e apreende mais de 700 kg de maconha no RS

Em três ações distintas no Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (18), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 700 kg de maconha,...