Segundo explanou o governo do estado na ocasião da formatura da primeira turma de novos policiais militares em Porto Alegre, nesta sexta-feira (26/07), a estratégia de distribuição dos quase 2 mil novos brigadianos deve colocar em prática as premissas de inteligência e investimento qualificado do programa RS Seguro, com adoção de critérios objetivos que priorizam os municípios menos guarnecidos, além das unidades e serviços com maior impacto regionalizado, para otimizar o aproveitamento do reforço.

O critério número 1 para lotação dos ingressantes da BM foi a garantia de que nenhuma cidade do RS terá menos do que cinco PMs. Dessa forma, muitos dos novos policiais serão alocados em cidades menores, que têm menor efetivo.

Uma estratégia utilizada foi empregar parte do reforço em unidades que podem atuar em todo o Estado. Assim, foram criados dois novos Batalhões de Choque, com 110 PMs cada, um em Caxias do Sul e outro em Pelotas. Eles se somam aos já existentes em Porto Alegre, Santa Maria e Passo Fundo, que também terão incremento.

Outro critério orientado para a qualificação do pronto atendimento regionalizado é o aumento de efetivo nos 38 Pelotões de Operações Especiais (POEs), que receberão, ao todo, 250 novos policiais militares. Como os POEs estão espalhados pelo Estado, a medida terá repercussão para todas as regiões do RS.

Além disso, o planejamento de lotação vai garantir o complemento das guarnições do Comando Rodoviário da Brigada Militar, de forma que cada um dos 40 postos presentes em todas as regiões do Estado conte com efetivo de, no mínimo, 13 policiais. Essa medida, com o emprego de 110 novos soldados, permitirá, como informado pelo coronel Ikeda, manter o policiamento 24 horas em todas as rodovias estaduais cobertas por unidades do CRBM.

Novas turmas devem se formar nas seguintes datas e cidades:

30 de julho – 16h – Erechim

31 de julho – 15h – Passo Fundo

1º de agosto – 10h – Cruz Alta – 16h – Carazinho

2 de agosto – 9h – Santa Maria – 16h30 – Rio Pardo

3 de agosto – 10h – Pelotas – 16h30 – Lajeado

6 de agosto -15h – Caxias do Sul

7 de agosto – 15h – Bento Gonçalves – 16h – Uruguaiana

8 de agosto – 15h – Igrejinha – 16h – Bagé

9 de agosto – 9h – Osório – 10h – Frederico Westphalen – 16h – Santana do Livramento – 16h – Três Passos

10 de agosto – 10h – Santa Rosa – 15h – Santo Ângelo

*Datas e horários podem ter alterações

Fonte: Ascom Gov. RS | Edição: Regional