A virada prevista no tempo veio com uma forte chuva de granizo na noite desta terça-feira, 18 de agosto, que causou enormes prejuízos em diversas localidades da região.

Em Bandeirinha, interior de Camaquã, várias casas tiveram seus telhados destruídos pela força do granizo. A moradora da comunidade, Ivone Backaus Bülow, foi uma das que sofreu com o temporal e chegou a registrar o grande volume e o enorme tamanho das pedras de gelo que caíram. Ela lamentou ainda pelos vizinhos que também tiveram prejuízos, inclusive nas plantações de fumo que também foram bastante atingidas.

Também na localidade de Pessegueiros, próximo à Bandeirinha, na divisa entre Cerro Grande do Sul e Camaquã, o morador Sadi Sutelo contou que deu correria durante a noite quando o granizo furou completamente o telhado da sua casa.

“Tivemos que cobrir os móveis com plástico pra não molhar. Eram pedras do tamanho de um ovo de galinha”, contou o morador.

Na localidade de Gramal, em Barão do Triunfo, o morador Jair Souza registrou ainda durante a noite, clareando com a lanterna, a destruição causada em suas hortaliças e a grande quantidade de pedras espalhadas pelo chão. Ele também exime na mão uma enorme pedra de gelo que encontrou no pátio. “Só mesmo a natureza pra fazer uma coisa dessas. Jesus amado! Coisa feia!”, exclama o morador no VÍDEO publicado em seu perfil no Facebook.

Outras localidades bastante atingidas pelo granizo na região foram Serra do Herval e Santa Eliza, no município de Barão do Triunfo e no distrito de Quitéria, interior de São Jerônimo, onde moradores registraram em vídeo de dentro do carro o momento em que enfrentaram o temporal.