A chuva que caiu na região durante a tarde e a noite desta quarta-feira, 16 de dezembro, veio acompanhada de granizo que atingiu diversas lavouras de fumo no interior de Barão do Triunfo, sobretudo nas localidades de Serra do Herval, Zona dos Pachecos e Gramal.

As pedras de gelo deixaram um rastro de prejuízos aos produtores que encontraram pela manhã as plantações bastante avariadas.

A agricultora Tamires Azambuja, de Serra do Herval, foi uma das que teve a plantação atingida pelo temporal e agora trabalha para recuperar um pouco do que foi perdido.

“Plantamos 60 mil pés de fumo que foram atingidos, porém a metade sofreu os maiores estragos onde quebrou entre sete a oito folhas por pé. Recém havíamos colhido o baixeiro e hoje estamos juntando o que dá pra aproveitar”, contou a produtora.

Tamires informou que tem seguro da lavoura que deve cobrir parte do prejuízo, mas lamenta em ver o fruto do trabalho destruído. Ela relatou ainda que as lavouras dos vizinhos também tiveram grandes estragos.