No ano 1991, o Clube Tiririca organizou seu primeiro campeonato de futsal. A competição contou com a participação de 16 equipes, sendo do Cerro Grande do Sul, Sertão Santana e Barão do Triunfo.

Apôs grandes jogos tanto na primeira como na segunda fase, ficou definida as 4 melhores equipes classificadas  para disputarem a semifinal. O primeiro jogo da semi foi dramático,  Grêmio empata em 2 a 2 no tempo normal e vence por um a zero a boa equipe do Agro Marasca de Cerro Grande do Sul na prorrogação. Já no segundo jogo, a  equipe do Gravata sem tomar conhecimento da equipe do Esperança, ganha por 13 a 5 e confirma seu favoritismo.

Na grande final o Gravata vinha como grande favorito para enfrentar o Grêmio, pois o Gravata avia ganho todos os jogos que disputou na competição, inclusive do Grêmio. Mas a equipe gremista com um ótimo plantel de bons jogadores, mesmo saindo perdendo de um a zero, virou para 4 a 1, mandando sempre no jogo e mostrando quem realmente era a melhor equipe da competição. Resultado final foi 4 a 2 para o Grêmio que tomou o segundo quando estava quase terminando a partida.

Esse foi o primeiro título da história do Grêmio em campeonatos de futsal Regional, sua ótima torcida que acompanhou a equipe nos jogos das noites frias do inverno, puderam juntamente com os atletas, festejar essa conquista com um grande Jantar no Clube XV de Novembro. Alem da torcida e atletas, tiveram uma participação importante e especial: O capitão da equipe Betinho, o grande treinador Mexicano e o Presidente do campo do Grêmio Maninho Dreschsler

Equipe do Grêmio: Gordo, Neco, Betinho, Tarciso, João Aranha, Charles, Dica, Rodrigo, Carneiro, Carreta, Silvano e Jairo cavalo. Treinador Mexicano