II Encontro Internacional da Rota dos Butiazais

Está tudo pronto para a segunda edição do evento, itinerante e bianual, que será sediada na Embrapa Clima Temperado, Pelotas, nesta semana: II Encontro Internacional da Rota dos Butiazais – Oportunidades e Desafios. A proposta é levar à participação as instituições interessadas no tema, o público-alvo e a sociedade em geral para discutir temas da cultura do butiá, suas possibilidades e oportunidades, proporcionadas pela Rota dos Butiazais. O evento acontece em dois dias, 21 e 22 de agosto, no auditório Ailton Raseira, na sede da Unidade de pesquisas, à BR 178, Km 78.

Durante o evento vão ser realizadas oficinas, apresentações de trabalhos e mesas redondas para abordar as possibilidades de conservação, manejo e uso sustentável dos butiás, além da sua importância para o desenvolvimento e integração dos países do Cone sul. A programação também conta com apresentações artísticas, mostra de vídeos sobre butiás e entrega de certidões florestais de extrativismo de flora nativa a extrativistas de Santa Vitória do Palmar.

No decorrer dos dois dias do II Encontro, mesas redondas serão realizadas para apresentar às possibilidades e oportunidades que a Rota tem proporcionado, com os temas: A Rota dos Butiazais nos três países: Brasil, Argentina e Uruguai; A Rota dos Butiazais e sua contribuição na gestão municipal: desafios e potencialidades; O papel das mulheres na promoção da Rota dos Butiazais; O butiá e a interação com as políticas públicas para a sociobiodiversidade; Oportunidades e desafios para a conservação dos butiazais; O butiá e o resgate cultural no Mercosul; A Rota dos Butiazais e a promoção do empreendedorismo; e O butiá na gastronomia.

Oficinas
Durante a manhã do primeiro dia, o evento vai oferecer oficinas de certificação do extrativismo de butiá com profissionais da SEMA; Arte com as fibras dos frutos com representante de Caxias do Sul; Anjos com folhas de butiá, da Emater/Barra do Ribeiro e Empreendedorismo para começar bem, com o SEBRAE/RS.

Rota dos butiazais
A Rota dos Butiazais é um espaço de integração que une Brasil, Uruguai e Argentina, que promove a valorização e conservação ambiental e o uso sustentável da biodiversidade associada aos butiazais. É uma conexão de pessoas, locais e ideias num amplo território onde existe uma ligação cultural importante com o butiá. É coordenada pela Embrapa Clima Temperado, com apoio do Ministério do Meio Ambiente e conta com a parceria de um grande número de instituições de ensino e pesquisa, ONGs e iniciativas privadas, atuando onde existem remanescentes de butiazais ou onde o butiá representa importante componente do cenário local.

Fonte: Embrapa

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: