As peças do tabuleiro político para as eleições deste ano estão se movimentando em ritmo lento. Até o momento, as eleições municipais estão mantidas para este ano e os partidos ainda carregam incertezas em volta de possíveis nomes para a disputa da prefeitura.

Apesar das indefinições, os eleitores já têm o conhecimento da intenção do PSB em indicar o nome de Luciane Teifke para concorrer a prefeita da cidade. O presidente do partido Valdomiro Moreira declarou que Luciane será a candidata do partido e tem conversado com outros partidos na intenção de formar uma coligação para a majoritária. O PSB esteve na coligação que elegeu o atual prefeito Elomar da Rocha Kologeski, porém neste ano o partido será oposição ao atual governo.

Severino Lehmen, presidente do Progressistas

O Progressistas, antigo PP, tem como presidente municipal Severino Lehmen e é um partido muito forte dentro do município, atualmente conta com 2 cadeiras na câmara de vereadores com os edis, Mateus Romeira e Tiago Govoni. Nas 4 últimas eleições o Progressistas esteve encabeçado na majoritária, em 2004 e 2008 indicou o candidato a prefeito e em 2012 e 2016 encabeçou a majoritária com o PDT tendo Gilmar Souza como vice-prefeito.

Para este pleito, tudo indica que pela boa relação Progressistas e PDT estarão juntos novamente, contudo uma possível coligação com o PSB deixaria um dos dois partidos de fora da majoritária e isto não acontece há 16 anos.

Lehmen diz que para esta eleição o Progressistas tem candidatos com possibilidade de estar afrente da majoritária e que está conversando com outros partidos. “Estamos conversando com os partidos e abertos ao diálogo para melhor compor a majoritária e a coligação”, disse.

Em relação ao nome de Luciane Teifke como possível candidata a prefeita pelo PSB, Lehmen vê com bons olhos a articulação e prevê que mais pessoas e partidos estão se preparando para fazerem parte de uma majoritária. “Os Progressistas valorizam muito as pessoas, são elas que fazem a engrenagem andar, cada uma na sua função. Ao final, as pessoas, as famílias, a comunidade e o município prosperam. Os partidos que se afinam com esta ideia estarão juntos com os progressistas”, declarou.

O Portal ClicR entrou em contato com os representantes dos partidos PSDB, PT e PDT, ambos os partidos disseram que irão se manifestar em outro momento.