Integração Lavoura-Pecuária é abordada em dia de campo em Tapes

Vitrine tecnológica de pastagem foi apresentada com sucesso

As maneiras de garantir alimentação de qualidade e em tempo integral para o gado de corte foram debatidas e demonstradas no dia de campo promovido na sede do Sindicato Rural de Tapes e Sentinela do Sul (SRT), na tarde desta terça-feira (19). O evento contou com a participação de diversos pecuaristas que puderam assistir às palestras ministradas por profissionais do setor e conhecer a vitrine tecnológica montada no local.

O espaço foi construído a partir de uma iniciativa da zootecnista Sônia Berbigier que atua no SRT pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar-RS (ATeG). Ela contou com a parceria do empresário Eloir Daltoé, diretor/proprietário da Duagro Soluções Sustentáveis, de Encantado/RS, que é especializada em pastagens e representa diversas marcas reconhecidas do mercado.

Durante o verão, talhões com diferentes tipos de pastagens e grãos foram implantados e cultivados, observando os cuidados técnicos necessários para garantir o melhor desenvolvimento possível. Todo o processo foi acompanhado de modo a identificar as potencialidades e fraquezas de cada cultivar, considerando os fatores locais de clima, solo, ataque de pragas, entre outros.

“A ideia é identificarmos quais tipos de forrageiras, grãos ou pastagens perenes podemos usar nesta região para alimentar os animais e de forma que possamos integrar a lavoura e a pecuária tendo a rentabilidade pretendida. Entendemos que o produtor deve trabalhar o pasto como uma lavoura para que possa ter uma boa taxa de lotação de animais por área. É um processo que precisa ser cumprido na íntegra, desde a análise do solo até o manejo adequado dos animais. Temos que tratar a produção como uma “lavoura de carne” que precisa de cuidados”, considera Sônia.

Para Daltoé a experiência é um grande passo na busca da excelência uma vez que a vitrine cumpriu sua função de laboratório.

“Aqui conseguimos identificar o que devemos ou não fazer. Não saiu tudo como havíamos imaginado e isso também é aprendizado. Entendemos que o produtor não pode mais perder tempo fazendo testes em sua propriedade. Isso custa tempo e dinheiro. A ideia é ofertarmos um produto com as melhores garantias possíveis de sucesso e rentabilidade”, pontuou o empresário.

Na opinião do presidente do SRT, Genésio Moraes o projeto superou as expectativas e serviu de incentivo à produção.

“Com o apoio dos parceiros nossa entidade apresentou o que existe de melhor em forrageiras, milho e sorgo, já adaptados para nossa região. Esperamos que esta semente que estamos plantando, através da vitrine tecnológica, seja um marco de incentivo para que os produtores rurais invistam na pecuária, pois tem um retorno garantido diante do amento da demanda mundial por alimentos”, colocou Moraes.

O pecuarista e vice-presidente do SRT, João Wolf destacou que este é um trabalho pioneiro na região e que traz um ganho considerável aos produtores regionais.

“É uma mini estação que foi criada e está aqui à nossa disposição. São experiências com pastagens e forrageiras que não estamos acostumados a usar e que funcionam bem na região central do Brasil. A Sônia traz essa experiência por ter trabalhado em Minas Gerais, então ela conhece o processo, assim como a Duagro, através do Eloir, que também tem essa experiência. Então isso vai agregar um conhecimento ao nosso produtor pra minimizar o vazio da falta de comida para os animais no verão”, explicou Wolf.

O evento foi concluído com um jantar na sede do sindicato. A noite de troca de ideias resultou em novos planos e projetos. As parcerias seguem alinhadas e uma nova vitrine de inverno deve ser implantadas agora.

POLÍCIA

Pai e filha são indiciados por associação criminosa armada em Tapes

Recentemente, a Delegacia de Polícia de Tapes instaurou um Inquérito Policial com o objetivo de identificar membros de uma quadrilha após inúmeros assassinatos ocorridos...

PRF prende motorista que fumava maconha enquanto dirigia

No final da manhã desta quinta-feira (19), a Polícia Rodoviária Federal prendeu um motorista que dirigia em zigue-zague. O homem, com diversas ocorrências e...

PRF prende traficantes e apreende mais de 700 kg de maconha no RS

Em três ações distintas no Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (18), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 700 kg de maconha,...