Já tem agricultor plantando fumo

Alguns fumicultores iniciaram o plantio do fumo de inverno

Na propriedade da família Wodarski, na localidade de Linha José Evaristo, no interior de Sertão Santana, parte do tabaco da próxima safra já está na lavoura.
Não é muito comum nesta época do ano iniciarem o plantio de fumo, contudo alguns fumicultores apostam muito no fumo de inverno, que aos poucos vai conquistando espaço.
Após os fumicultores fazerem um teste da planta no ano passado, Olavo José Wodarski e seu filho Lucas José Wodarski, concluiram que a planta se mostrou resistente as baixas tempeaturas, sem falar que a colheita não será no forte do calor, como de costume acontece nas lavouras da região.
O ano passado o teste foi com 15 mil pés, devido o sucesso de adaptação do fumo nas baixas temperaturas, para este ano a famíla estará cultivando em 4 hectares de terra 60 mil pés. Lucas adianta que em julho a família deverá plantar mais 70 mil pés , e que além do fumo cultivam outras culturas para consumo da família e criação.
A mão de obra é familiar com ajuda de vizinhos com os quais trocam dia de serviço, sistema de trabalho comum entre os fumicultores.
Ao ser questionado como a família trabalha, devido a pandemia do Coronavírus, Lucas explicou que o fato de ficar junto com a família de quarentena restringe um pouco a saída dos membros, sempre que necessário uma pessoa da família sai quando precisa, mas tomando sempre as devidas precações.
” Saímos só quando necessário, evitamos conversar na lavoura, cada um tem seu copo para água, esperamos que isso passe logo, para nossa rotina voltar ao normal, não só a nossa mas de toda sociedade” explicou o agricultor.

 

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: