23.7 C
Cerro Grande do Sul
sábado, dezembro 7, 2024

Jovens comemoram formatura do Curso de Desenvolvimento para a Juventude Rural

Os jovens participantes vieram de Camaquã, Mariana Pimentel, São Jerônimo, Sertão Santana, Cristal, Eldorado do Sul, Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Dom Feliciano, Chuvisca, Cerro Grande do Sul e Charqueadas.

 

Jorge Luiz da Silva Ambrós e Júlia Lemes Schwalm comemoraram, junto com outros 29 jovens, a formatura no Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural que ocorreu na quinta-feira (07), no auditório da Emater/RS-Ascar em Porto Alegre. O curso contou com seis módulos e foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e as cooperativas Sicredi Interestados e Gerações.

 

“É uma grande oportunidade vir e participar deste curso, levar o conhecimento para a nossa propriedade, a troca de experiências que temos uns com outros e, também, com os técnicos. Não há palavras para descrever o que vivemos aqui. E ainda, na ausência da nossa família, que ficou em casa nos apoiando para que pudéssemos vir, encontramos aqui uma outra família”, ressaltou Júlia.

 

O jovem Jorge Ambrós, de Arroio dos Ratos, também se sentiu grato pela participação no curso. ‘Nos últimos módulos nós fizemos visitas a outras propriedades e isso acrescentou muito ao nosso conhecimento. Deste curso, nós levaremos grandes amizades, além do aprendizado que agregará muito em nossas vidas. E somos gratos a cada um que participou e em especial à equipe da Emater/RS-Ascar que nos tratou com muito carinho’, disse.

Formandos juntamente com seus familiares

Além dos familiares, prestigiaram a formatura o secretário Vilson Luiz Covatti da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o presidente da Emater/RS-Ascar em exercício, Claudinei Baldissera, a gerência regional da Emater/RS-Ascar em Porto Alegre, Elias Davi Kuck e Charlise Nunes, a secretária Andrisa Medronha, da secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Cristal, que falou em nome dos prefeitos dos municípios parceiros, e ainda, representando as cooperativas Sicredi, o presidente Paulo Alex Falcão e Raniere Souza, entre outras autoridades.

 

Kuck, agradeceu a oportunidade de convivência com os jovens nestes seis meses. “Este momento é bem importante para consolidar a trajetória durante o curso, para estes jovens que tiveram uma oportunidade ímpar de fazer visitas às propriedades e aprenderem questões de gestão e empreendedorismo. E também ressaltar a importância da parceria com o Sicredi para viabilizar este curso e principalmente o apoio da SDR, neste foco estratégico da Emater/RS-Ascar que é a Juventude Rural. Esta turma tem mostrado cada vez mais o quão importante é esta ação da Instituição”, afirma.

 

Para Paulo Falcão, por meio desta união, é possível fortalecer os laços entre as instituições e, além disso, a possibilidade de se criar um ambiente de qualificação. “Se a Emater tem pessoas qualificadas, é uma oportunidade para podermos formar grupos de 30 jovens por ano, e a cada edição teremos esse número de formandos como exemplo positivo para as nossas comunidades”, afirmou.

Jovens formandos juntamente com integrantes da Cooperativa Sicredi

A quarta edição do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural iniciou em março de 2024 e teve módulos em abril, junho e julho. Em decorrência das enchentes de maio, os últimos dois blocos foram compilados para o mês de novembro. Os jovens participantes vieram de Camaquã, Mariana Pimentel, São Jerônimo, Sertão Santana, Cristal, Eldorado do Sul, Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Dom Feliciano, Chuvisca, Cerro Grande do Sul e Charqueadas.

 

De acordo com a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Fernanda Gilli, o curso tem como objetivos a construção de possibilidades de permanência dos jovens no meio rural, incentivo ao protagonismo e empreendedorismo tanto social quanto econômico e ambiental, reforçando perspectivas de sucessão rural. Dividido em seis módulos, os encontros ocorrem uma vez ao mês e duram dois ou três dias, perfazendo uma carga horária de 30 horas divididas em três períodos (manhã/tarde/noite).

 

Os jovens, junto com suas famílias, assumiram a responsabilidade na elaboração de projetos individuais e/ou comunitários, considerando os aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais de suas realidades, bem como das suas vivências e trocas de experiências oportunizadas no curso. Estes projetos foram apresentados no último módulo, que ocorreu de 4 a 7 de novembro, e partiram das demandas dos jovens e de suas famílias.

 

Os escritórios municipais da Emater/RS-Ascar fizeram o acompanhamento técnico durante os períodos entre os módulos, orientando a elaboração dos projetos produtivos individuais ou coletivos. Além disso, esse acompanhamento possibilitou a execução prática do aprendizado.

 

A coordenadora das ações em Juventude Rural da Emater/RS-Ascar e do curso, Clarice Vaz Emmel, comenta que os extensionistas se sentem realizados ao verem as mudanças que acontecem durante o tempo com os jovens e após seu encerramento. “Os (as) jovens chegam aqui tímidos (as), com vergonha de falar, sem saber o que acontecerá e, ao longo da caminhada, vão se desenvolvendo e mostrando seu potencial. A cada novo módulo eles demonstram seu aprendizado e interesse pelas atividades propostas, o que para nós é muito gratificante. Sabemos que a nossa proposta de trabalho traz um novo olhar e novas perspectivas para a juventude rural, por isso estamos sempre nos desafiando a qualificá-la e oferecê-la para outros jovens”, avaliou.

Fonte: Emater/RS-Ascar

Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS