O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Nossa Senhora Aparecida conta com uma novidade para agilizar a detecção do Covid-19 em Camaquã e região. Através do exame de sorologia, é capaz de detectar os níveis de anticorpos Igm e IgG no sangue, ou seja, o resultado do teste diz se a pessoa já teve contato com o vírus e o sistema imunológico produziu os anticorpos contra a doença.

Como o organismo só começa a produzir anticorpos depois que a infecção está instalada, o exame é recomendado a partir do 10º dia de início dos sintomas, como febre, tosse e dificuldade para respirar. O exame de sorologia é realizado por meio da coleta de sangue venoso do paciente, similar a outros exames laboratoriais de sangue. Na análise é feita uma reação imunológica por metodologia de processamento das amostras conhecida como Quimioluminescência, que detecta e quantifica os anticorpos produzidos pelo organismo.

O Laboratório de Análises Clínicas do HNSA funciona 24 horas e o exame é realizado através de convênio particular. Os interessados precisam passar por uma espécie de entrevista para saber se os sintomas apresentados coincidem com os da doença. Na sequência, a coleta é realizada por profissionais do laboratório e o exame leva cerca de quatro dias para ficar pronto.

Informações podem ser obtidas através do telefone (51) 3671-7962. O HNSA está localizado na rua Cristóvão Gomes de Andrade, 665, no Centro de Camaquã.

Assessoria de Imprensa HNSA