Lançamento da Fenasul Expoleite, que se realiza de 18 a 22 de maio, ocorre na quarta (11), no Parque Assis Brasil

A Fenasul Expoleite, que ocorre de 18 a 22 de maio, será lançada na quarta-feira (11/5), a partir das 7h30, no pavilhão do gado leiteiro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Na ocasião, serão apresentadas as atrações e a programação do evento, o segundo maior do parque, que volta a ser realizado depois de um intervalo de dois anos, em função da pandemia. Autoridades, representantes das entidades participantes e imprensa serão recepcionados com um café da manhã.

Segundo a subsecretária do parque Assis Brasil, Elizabeth Cirne-Lima, o Estado fica grato de poder voltar a realizar, com demais promotores, o evento. “O setor precisa das feiras, os criadores precisam se encontrar, realizar os julgamentos e fazer a comercialização dos animais. As feiras são muito importantes para o intercâmbio entre as cabanhas, as empresas e os diferentes parceiros do setor. Isso faz o negócio pecuário ficar mais aquecido”, afirma Elizabeth que conduziu, na última sexta-feira (6/5), uma reunião para afinar a integração entre as entidades organizadoras.

Muitas novidades estão previstas para a 16ª edição da Fenasul e a 43ª da Expoleite. Além do gado leiteiro, o evento contará com bovinos de corte, equinos, aves, coelhos e búfalos. É a primeira vez que criadores de bubalinos participam como expositores. A entrada do público é gratuita.

O presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marcos Tang, informou que, além da participação das raças leiteiras – holandesa, jersey, gir e girolando –, outras raças vão marcar presença.Também destacou outras atrações, como a Multifeira de Esteio, com palco para shows, pavilhão da agricultura familiar e a programação científica, que prevê palestras técnicas sobre leite e carne, entre outros temas.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), uma das promotoras do evento, vai participar com cerca de 40 servidores de sete supervisões regionais. Integram o grupo, médicos veterinários, zootecnistas, técnicos agrícolas e servidores das áreas administrativa e de serviços rurais.

“A Fenasul Expoleite já é um evento tradicional que está retomando de forma presencial. A secretaria vai participar na área de defesa sanitária, na recepção dos animais, e também vai acompanhar a parte dos julgamentos, a exemplo do que já faz na Expointer”, afirmou o coordenador do Serviço de Exposições e Feiras da Secretaria da Agricultura, Pablo Charão.

Chegada dos animais

A chegada dos animais começa às 8h do dia 16 de maio e vai até às 12h do dia 18, primeiro dia do evento. Apenas para os animais do concurso leiteiro, a entrada no parque ocorre até as 18h do dia 17 de maio. No dia 22, terá o desfile dos campeões dos julgamentos. A feira encerra-se às 17h, com a saída dos animais.

A Fenasul Expoleite é organizada em conjunto pela Gadolando, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) e prefeitura de Esteio.

Serviço

O quê: Lançamento da Fenasul Expoleite
Quando: 11/5, quarta, a partir das 7h30
Onde: pavilhão do gado leiteiro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio

Fenasul Expoleite (16ªFenasul e 43ª Expoleite)
Data: 18 a 22 de maio
Onde: Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio
Desfile dos campeões: 22 de maio
Entrada: gratuita

Texto: Ascom Seapdr
Edição: Secom

POLÍCIA

Pai e filha são indiciados por associação criminosa armada em Tapes

Recentemente, a Delegacia de Polícia de Tapes instaurou um Inquérito Policial com o objetivo de identificar membros de uma quadrilha após inúmeros assassinatos ocorridos...

PRF prende motorista que fumava maconha enquanto dirigia

No final da manhã desta quinta-feira (19), a Polícia Rodoviária Federal prendeu um motorista que dirigia em zigue-zague. O homem, com diversas ocorrências e...

PRF prende traficantes e apreende mais de 700 kg de maconha no RS

Em três ações distintas no Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (18), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 700 kg de maconha,...