Larvas do mosquito da dengue são encontradas em Tapes

Prefeitura montou força tarefa de combate ao Aedes aegypti

A secretaria municipal de Saúde de Tapes por meio do setor de vigilância sanitária ambiental divulgou um vídeo na manhã desta segunda-feira (02) para alertar e pedir o apoio da população local no combate ao mosquito da dengue.

No vídeo a servidora municipal Zara de Almeida Somoneto revela que a situação vem preocupando as autoridades do setor, uma vez que foram encontradas larvas do Aedes Aegypti em dois pontos da cidade: na Rua 13 de Maio e na Rua Professor Luis Vieira.

Ela também fala da rotina diária que envolve diversos servidores em diferentes estratégias de monitoramento e combate ao mosquito. Entre as ações destaca a instalação dos Pontos de Armadilha – PAs (meio pneus com água) em diversos bairros, os quais são vistoriados semanalmente. Destas armadilhas as larvas são recolhidas e encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul – Lacen-RS para análise.

Também são feitas vistorias em Pontos Estratégicos – PEs, como borracharias, ferro velhos, depósitos de sucatas e pontos de reciclagem de resíduos sólidos. Ainda com a participação dos agentes comunitários de saúde são realizados periodicamente os Levantamentos Rápidos de Índices para Aedes aegypti – LIRAs, que consiste em visitas nas residências com a finalidade de orientar os moradores e eliminar focos do mosquito.

Zara diz que a partir dos resultados do surgimento das larvas a administração municipal organizou mutirões com a finalidade de eliminar da cidade todos os tipos de resíduos que possam contribuam com a proliferação do Aedes aegypti.

A servidora faz um apelo à população para que todos contribuam limpando seus pátios e tomando o cuidado com possíveis potes, vasos de plantas, garrafas, latas ou qualquer outro objeto onde possa restar água limpa e parada, que é onde o mosquito se desenvolve.

POLÍCIA

Acidente com vítima fatal na ERS 350 em Chuvisca

Motociclista veio a óbito ainda no local No final da manhã desta quinta-feira (26), um acidente de trânsito grave envolvendo um automóvel Ford Ka Vermelho...

Policia Civil recupera, em Guaíba, carga roubada de Canoas

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas (DRFC), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), sob...

Operação policial desarticula quadrilha que atacou carro forte em Guaíba

Na manhã desta quarta-feira (25), a Polícia Civil, por intermédio da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos (1ª DR), do Departamento Estadual...