Na manhã da quarta-feira (10), a administração municipal de Barão do Triunfo confirmou a emissão do Decreto 22/2021 que determina a aplicação do Sistema Lockdown no território de Barão do Triunfo desde a sexta-feira (12) das 20 horas até a segunda-feira (15) até 5 horas. A medida está sendo adotada pela segunda vez, uma vez que no último final de semana também foi decretado lockdown em toda extensão territorial da cidade.

O documento assinado pelo prefeito Elomar Rocha Kologeski considera a necessidade de reforço nas ações de prevenção e enfrentamento ao coronavírus, também o aumento exponencial de contaminados pela pandemia Covid-19 e a alta taxa de ocupação de leitos na região Costa Doce que já configura colapso no sistema de saúde.

O decreto determina o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais de serviços e de manutenção no território do município de Barão do Triunfo que passará a vigorar das 20h da sexta-feira (12), até às 5h da segunda-feira (15), período em que fica proibido o funcionamento de todos os estabelecimentos privados, sejam comerciais, industriais e de serviços, com raras exceções aos considerados de extrema necessidade e mediante a um regime de extremo controle sanitário.

Exceção dos postos de combustíveis que terão permissão para vender apenas gasolina, álcool e diesel, garantindo a atuação das equipes de saúde e segurança.

As lojas de conveniências de postos de combustíveis permanecerão fechadas.

Deverá ter também somente em casos de urgência o funcionamento de oficinas mecânicas, borracharias e auto elétricas.

Supermercados, farmácias, alimentação e fornecedores de gás poderão funcionar exclusivamente com sistema de tele entrega.

Os serviços funerários poderão atuar permanecendo de portas fechadas.

As disposições do decreto não se aplicam aos estabelecimentos de assistência à saúde humana e animal, como clínicas médicas e veterinárias, laboratórios de exames e serviços de diagnósticos.