Os cachorros são frequentemente identificados como os melhores amigos do ser humano. Além disso, eles estão sempre ao lado dos seus donos, com um grande companheiro.

A maioria deles são pequenos, muito carinhosos e brincalhões. Porém, já imaginou ter um cachorro maior que você como melhor amigo?

Eles são como qualquer outro cachorro, são carinhosos, com espírito de proteção, leais e companheiros. Além disso, também têm momentos de raiva e estranheza.

 

Zorba – O Cão mais pesado do mundo

Zorba é da raça Mastiff Inglês nasceu no ano de 1981, e ganhou a nomeação, em 1989, com oito anos de idade como maior cão em porte da atualidade. Ele possuía 155,6 kg e 2,51 metros de altura em duas patas.

Além disso, Zorba também ganhou outro prêmio devido ao seu tamanho. Isso porque além de ser considerado o cão mais pesado do mundo, ele também foi considerado o cão mais longo do mundo.

Entretanto, ele não ganhou o título de cachorro mais alto da história pois já faleceu e não é colocado no Livro Guinness de Recordes Mundiais. Ele morreu aos 8 anos e morava em Londres, na Inglaterra.

O Zorba é lembrado até hoje quando pensamos em cães recordes e de grande porte. Mas apesar de seu tamanho incrível, os tutores contavam que ele era amigável, dócil e muito companheiro. Bem, isso já era de se esperar, devido a sua raça ser tão afetuosa com a família humana.

Zorba, cão mais pesado do mundo, dentro de carro – Crédito da foto: Acervo pessoal

 

 

História do maior cão em altura dos últimos tempo

O cão Freddy teve 2,26 metros de altura quando fica em duas patas e morava em Essex, Inglaterra, com sua tutora Clarie Stoneman de 45 anos. Com esse tamanho, foi nomeado em 2016 o maior cão vivo pelo Guinness, e sua raça é Dogue Alemão.

Freddy, com a dona Claire Stoneman – segurando certificado do Guinness – e sua irmã Fleur
Foto: Guinness World Records/ Reprodução

O cão cinza é dócil, carinhoso e brincalhão, de acordo com Claire. Porém, como todo o cachorro da sua raça, também é destruidor. A tutora do gigante contou ao jornal inglês Daily Star Sunday, em 2016, que já precisou trocar de sofá 23 vezes. Sem dúvidas, o número de trocas do sofá aumentou de lá para cá seu peso chegou a 92 kg, e fica com 1,03 metros apoiado nas quatro patas.

Claire, além de gastar com a mobília, desembolsava todo o ano cerca de R$ 53 mil para alimentar os irmãos gigantes Freddy e sua irmã Fleur. Ela afirma que, além da ração, as comidas preferidas dos dois eram frango assado e torradas com pasta de amendoim. Além disso, Freddy matava sua sede e se divertia bebendo água diretamente da pia da cozinha.

Freddy bebe água na pia da cozinha. (Foto: Reprodução / Barcroft TV)

Outra curiosidade sobre Freddy é que o grandão foi adotado ainda filhote pela tutora. Ela afirma que o Great Dane era o menor de sua ninhada e que, desde o momento em que o viu, sabia que ele seria um grande cão. Mal imaginava ela que ele literalmente viraria um.

Freddy, um dogue alemão reconhecido pelo Guinness World Records como o cão mais alto do mundo, morreu no final de janeiro de 2021, informou o livro dos recordes.

O cachorro viveu até os 8 anos e meio de idade, disse o Guinness World Records. A maioria dos cães de sua raça vivem entre 8 e 10 anos, segundo o American Kennel Club, um dos maiores clubes de registro genealógico de cães de raça pura do mundo.

 

Recorde de maior cachorro do mundo

Claire correu atrás do título de seu peludo como o maior cachorro do mundo desde 2014. Isso ocorreu logo após o também Great Dane Zeus, até então dono desse título, falecer.

 

Zeus – O maior cão em altura de todos os tempos

Zeus consegue ser ainda maior que Freddy, mesmo que a diferença entre eles seja bem pequena. Isso porque Freddy tinha até o início de 202, o título de maior cão do mundo vivo. Mas Zeus continua com o título de maior cão do mundo de todos os tempos.

Zeus na sala de sua casa com sua tutora – Crédito da foto: Acervo pessoal

Zeus foi nomeado pelo Guinness como o maior cachorro da história em 2011, quando possuía três anos de idade. Entretanto, ele faleceu de causas naturais em 2014 e o título de “maior cão” passou para Freddy. Porém, nenhum cão ultrapassou seu tamanho.

Sua raça também era Dogue Alemão, assim como o atual Freddy. Zeus morava em Otsego, Michigan, USA, pesava 70,3 kg, sua altura em duas patas era de 2,26 metros e em quatro patas 1,118 metros.

Sim, ele é somente 1 centímetro mais alto que Freddy quando os dois estão de pé. Isso deveria significar empate técnico, não é? No entanto, Zeus é quase 12 centímetros mais alto que Freddy quando o cálculo é feito sobre eles nas quatro patas.

E apesar da medida de Zeus ser maior, Freddy leva a melhor quando é o peso que está sendo avaliado. Isso porque Zeus pesa “somente” 71 kg, enquanto Freddy tem 92 kg. Aí sim temos uma diferença significativa: quase 20 kg de diferença!

Zeus viveu em Otsego, no Michigan (Estados Unidos), e mantém sua coroa de ser o maior cão do mundo até o momento.

Zeus de pé em duas patas com seu tutor em parque – Crédito da foto: Acervo pessoal

Zeus recebeu este prêmio em 2011, quando ele tinha apenas 3 anos de idade. Infelizmente, ele faleceu de causas naturais no ano de 2014, apenas 3 anos depois. Ou seja, ele tinha somente 5 anos quando foi a óbito. Isso porque ele ainda não havia feito aniversário de 6 anos quando faleceu.

Zeus fazia alguns trabalhos com crianças com deficiência e ia em escolas brincar com crianças. Não é à toa que ele ficou tão querido e amigável, pois sempre foi tratado com muito carinho e cuidado.

Mas assim como no caso de Freddy, os tutores de Zeus também tinham gastos estratosféricos para o manter. É claro, com esse tamanho todo ele consumia quilos e mais quilos de comida todos os dias. E isso para não contar os outros gastos, em especial com cuidados veterinários.

O curioso é que tanto Zeus quanto Freddy são Dogues Alemão, a raça do Scobby Doo. O que será que faz dessa raça tão grande, a ponto de por duas vezes seguidas ser considerada a maior do mundo?

 

Hayden – O maior cão em porte de todos os tempos

 

Além da categoria de maior cachorro em altura, também tem a categoria de maior cão em porte.

Com isso, o Guinness classificou e deu o recorde de maior cão em porte de todos para Hayden, um cão que viveu há 15,3 milhões atrás.

Ele pertencia a espécie de cão selvagem, já extinta, Epicyon haydeni. Sua altura não é precisa, mas o seu peso é determinado como 170 kg.

Entretanto, não existem fotos deste cachorro, apenas da espécie.