16.4 C
Cerro Grande do Sul
terça-feira, outubro 8, 2024

Mais de 8 mil Detentos no RS Participarão do Encceja em Outubro, Representando Aumento de 22%

Mais de 8 mil detentos no Rio Grande do Sul vão participar do Encceja em outubro. De acordo com o governo estadual, 4.835 irão fazer as provas para o Ensino Fundamental e 3.521 para o Ensino Médio. As provas serão aplicadas nas próprias unidades prisionais.

O Rio Grande do Sul terá 8.356 pessoas privadas de liberdade, tanto em regime fechado quanto aberto, participando do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). De acordo com o governo estadual, esse número representa um aumento de 22% em relação ao ano passado, quando 6.835 detentos se inscreveram para o exame.

Nos dias 15 e 16 de outubro, 4.835 pessoas privadas de liberdade realizarão as provas para o Ensino Fundamental, enquanto 3.521 farão as avaliações para o Ensino Médio. O Encceja oferece uma chance para aqueles que não completaram a educação na idade adequada de obter suas certificações. As provas avaliam as competências, habilidades e conhecimentos adquiridos tanto no ambiente escolar quanto fora dele.

Os participantes do Estado frequentaram aulas em um dos 29 Núcleos Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) ou em uma das 36 turmas descentralizadas com o mesmo objetivo, segundo informações do governo do RS. Este ano, as provas serão realizadas em 103 unidades prisionais.

Para o público em geral, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizará o Encceja no dia 25 de agosto. Serão aceitos documentos digitais como a Carteira de Identidade Nacional (CIN) digital, além de outros documentos eletrônicos (e-Título, CNH ou RG) via aplicativo Gov.br.

O Inep também comunicou que o Boletim de Ocorrência (B.O.) não será mais aceito como documento substitutivo. Essa alteração visa aumentar a segurança na identificação dos participantes, uma vez que a apresentação de um B.O. em caso de perda de documento físico era considerada muito simples.

O Cartão de Confirmação de Inscrição, que inclui o horário e local da prova, já está acessível no Sistema Encceja. Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda que os candidatos levem o cartão no dia do exame.

RELACIONADAS