Marcus Vinícius propõe que Festa da Uva de Barão do Triunfo integre o calendário oficial de eventos do RS

Projeto de Lei visa destacar a importância do evento para o município e região perante o Estado

A 87ª Festa da Uva de Barão do Triunfo começa no dia 29 de janeiro. Depois da edição de 2021 ter sido suspensa por conta da pandemia da COVID-19, os tradicionais festejos do município retornam com novidade. O deputado Marcus Vinícius de Almeida (PP) protocolou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que inclui o evento no calendário oficial do Rio Grande do Sul.

A Festa da Uva de Barão do Triunfo, que já ocupou local onde hoje está instalada a Câmara Municipal de Vereadores nasceu organicamente da cultura dos colonos italianos, por meio da qual cada proprietário de parreiral colocava à exposição uma boa quantidade de uvas, vinhos, também sendo marcada pela presença de outros elementos típicos italianos, como as comidas, as danças folclóricas, as gincanas e a animação da banda musical e, ainda, fazia-se a premiação ao colono que colocasse o melhor produto à exposição.

Para Marcus Vinícius, a inclusão da Festa da Uva de Barão do Triunfo no calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul é um devido reconhecimento para uma festividade tradicional do Estado.

“Em virtude da sua relevância para o município e para a região, do espírito cívico e colaborativo que ornamenta a história, a cultura e a tradição do seu povo, identificamos legitimidade social para propor este justo reconhecimento aos cidadãos baronenses”, disse o parlamentar.

Principal atividade social realizada pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário, a Festa da Uva nasce, também, fruto do trabalho do Cônego Guilherme José Wiest na relação com a cooperativa de viticultores locais, notabilizando-se, ainda, o esforço de sucessivos párocos que ajudaram a construir e reforçar a tradição do evento, atualmente liderado pelo Padre Fábio Lúcio Martins dos Santos.

Trata-se de festividade que, além de reunir os habitantes de Barão do Triunfo, conta com amplo apoio das instituições da sociedade civil, da Prefeitura Municipal e das autoridades locais, como é o caso do Vereador Mateus de Lima Romeira, responsável pela sugestão do projeto de lei que destaca o município, por meio deste importante evento.

Fonte: Assessoria Comunicação Dep. Marcus Vinicius

 

Cicero Omar da Silva
Chefe de Redação e Departamento de Vendas Portal ClicR e jornal Regional Cel/Whats: 51 99668.4901

ÚLTIMAS

Calorão deve ir embora, mas fica o alerta para temporais

O calorão que vem fazendo há mais de dez dias deve diminuir ainda esta semana. A informação é da MetSul Meteorologia que informou nesta segunda-feira...

Vai começar o Gauchão 2022

Nesta próxima quarta-feira (26), vai começar mais um campeonato gaúcho que promete ser muito disputado pelas equipes da Capital e também de todo interior...

Papai Noel Bischoff faz balanço do Natal 2021

Transcorrido quase um mês desde que o Papai Noel Bischoff cumpriu seu roteiro distribuindo doces para a criançada em Cerro Grande do Sul e...