Mariana Pimentel I Vinícola Cárdenas: Vinhos e espumantes do mais alto padrão brasileiro

A principal fonte econômica do município marianense é a agricultura, com os cultivos da batata-doce, tabaco, milho, feijão e arroz. Estas atividades correspondem a uma grande fatia daeconomia local.

Além destas atividades, tem também os vitivinicultores que cultivam videiras no intuído de ter uma renda extra, ou fazer deste ramo a principal fonte de renda da propriedade. Este é o caso da Vinícola Cárdenas, que está localizada a pouco mais de 4 km do centro na cidade, na Linha Saint Brisson.

A propriedade do Senhor Luís Renato Cárdenas Santander, foi adquirida em 1975 e desde então se tornou a casa de passeio da família, visto que a família Cárdenas residia em Porto Alegre e só podia vir aos finais de semana para o interior.

Um experimento que se tornou uma paixão

De origem Peruana, Renato veio de Cuzco capital Inca no Peru para o Brasil em 1964 e se fixou em Porto Alegre após casar-se com Luana korpalski Cárdenas que é de origem polonesa, juntos o casal tem 3 filhos.

A paixão por vinhos vem desde criança, Renato diz que todos os dias ele e seus irmãos ganhavam dos seus pais uma pequena quantidade de vinho para tomar e isso fez com que o gosto pela bebida só aumentasse.

Em meados de 2010, juntamente com seu filho Renato Korpalski Cárdenas, decidiram fazer um teste na propriedade cultivando videiras, para isto escolheram mais de 60 variedades e plantaram numa área de 2 hectares, a finalidade seria cultivar as espécies que mais se adaptassem para fazer a produção de vinhos que inicialmente seriam apenas para a família. Outro motivo para a implantação da cultura, foi a tentativa de resgatar a tradição de uma família francesa que morou na propriedade por muitos anos.

A paixão por esta atividade foi crescendo e também se expandiu ao longo da propriedade que hoje já conta com 16 hectares de videiras das espécies: Merlot, Tannat, Syrah, Rebo, Ancellota, Petit Verdot, Pinot Noir, Chardonnay e Riesling, de acordo com Renato, são 50 mil plantas.

Devido à grande demanda de trabalhos que envolve este cultivo, Luis Renato há dois anos decidiu vir morar em Mariana Pimentel para acompanhar de perto o andamento dos vinhedos. Para tratamentos e combate a pragas, um Engenheiro Agrônomo visita regularmente a propriedade.

Melhores Vinhos do Brasil

Os resultados obtidos ao longo do tempo tem surpreendido a família Cárdenas, um dos fatores essenciais para o sucesso da produção é a formação do solo. “O clima é responsável por 70% da produção e nele não podemos interferir, mas temos um dos solos mais antigos do mundo, de formação granítica e de terrenos sinuosos” destacou Renato.

A ótima qualidade das uvas resultou em vinhos e espumantes do mais alto padrão brasileiro, com invernos rigorosos e verões de longos períodos de estiagem proporcionam aos vinhedos o ambiente ideal para se extrair o máximo das frutas.

Os vinhos e espumantes da vinícola, foram lançados apenas em 2018 em Bento Gonçalves na competição Grandes Provas de Vinhos do Brasil da Wines of Brazil Awards 2019.

A vinícola Cárdenas recebeu várias premiações sendo inclusive a vinícola revelação de 2019.

A linha Meninas do Vinhedo, proveniente da melhor safra brasileira, é a linha de vinhos de alta gama. A Safra 2018 teve influência do efeito climático “La Niña” que ocorre em média a cada sete anos. Destaca-se a o eleito melhor Pinot Noir do Brasil, Petit Verdot eleito vinho revelação pelo Guia Adega 2019/2020, medalhas de ouro para o Merlot e Blend.

A coleção Pássaro da Lua também recebeu premiações, teve o melhor Petit Verdot do Brasil. Além das medalhas de ouro para: Merlot (2018); Petit Verdot (2014), Syrah (2015) e Merlot (2013, 2014 e 2015).

Os vinhos são comercializados através do site www.lojavinicolacardenas.com.br ou ligando para Renato Cárdenas através do fone: (51) 99967-4741.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: