Nesta terça-feira, 11 de maio, o Prefeito Renato Gonczoroski acompanhado pelo vice-prefeito Betinho Golanski, receberam uma Câmara Fria para o armazenamento de vacinas, em solenidade na Divisão de Suprimentos da Secretaria Estadual – SES, em Porto Alegre. Todos os prefeitos e presentes foram recepcionados pelo Governador do Estado Eduardo Leite e pela Secretária de Estado Arita Bergmann.

A ação cumpre o objetivo de aprimorar a Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). As câmaras possuem a capacidade de 200 litros e atingem entre 2°C e 8°C e servem para armazenar insulina, vacinas e outros medicamentos.

O Governo do Estado realizou a compra de 310 câmaras frias, 194 municípios serão contemplados com uma ou mais unidades, seguindo critérios definidos conforme as demandas da SES: municípios com menos de 100 mil habitantes, sala de vacina estruturada e sistema de informação oficial do Ministério da Saúde implantado. Nesta terça, foram entregues 52 câmaras frias, para a 1ª Coordenadoria Regional de Saúde, da qual Marina Pimentel faz parte.

Durante a entrega dos equipamentos, a Secretária de Estado de Saúde, Arita Bergmann, relatou o processo e passou todos os valores para os presentes, um total de R$ 2.100.000,00 (dois milhões e cem mil reais) para a compra dos 310 equipamentos. O Governador Eduardo Leite frisou a importância da chegada desses equipamentos em um momento onde o país está com duas campanhas ativas de vacinação, Gripe e Covid-19, também lembrou o papel do estado dentro do calendário nacional de imunizações:

“O processo de enfrentamento à pandemia, só coloca um especial destaque a importância dessa estrutura qualificada, dentro do plano nacional de imunização, dentro da estrutura da imunização, que envolve sistema de distribuição, a logística e a garantia de equipamentos em condições para acondicionar as vacinas, nas unidades de saúde” ressaltou Leite.

Prefeito e vice, agradeceram pela recepção e pela Câmara que chega para somar ao município, neste momento tão difícil onde todos os esforços são necessários para conter à pandemia.

Info: Ascom Prefeitura Municipal