Os carros elétricos são veículos que utilizam propulsão por meio de motores elétricos e fazem parte do grupo denominado “zero emissões”, que por terem um meio de locomoção não poluente não emitem quaisquer gases nocivos para o ambiente e nem ruído considerável, uma vez que motores elétricos são mais silenciosos que os de combustão interna. Estas e outras vantagens apontam para um expressivo crescimento deste segmento nos próximos anos. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), daqui a dez anos, a venda de automóveis elétricos chegará a 30%, incluindo modelos híbridos ou à bateria.

O primeiro carro elétrico da região da Costa Doce já está em circulação na cidade de Sertão Santana. Adquirido pela metalúrgica Schwalm, no mês de setembro, o veículo foi adesivado nas cores da empresa e tem chamado a atenção da comunidade. O modelo é um Nissan Leaf 100% elétrico e está sendo recarregado com a geração de energia solar. “Ficamos muito felizes em financiar este veículo que trará inovação e consciência sustentável para a região. Essa aquisição foi viabilizada graças a uma grande parceria entre Sicredi, metalúrgica Schwalm e WEG”, destaca a gerente da agência de Sertão Santana, Tatiani Teifke.

A metalúrgica Schwalm está no mercado há 15 anos, no segmento agrícola, com comercialização e fabricação de implementos, canos, chapas e produtos de metal. Agora, também atua em projetos de geração de energia fotovoltaica para empresas e residências. É parceira da multinacional WEG, uma das maiores fabricantes do mundo em componentes elétricos.

“A Metalúrgica Schwalm sente-se muito orgulhosa de trazer mais essa tecnologia para nossa cidade. Um carro 100% elétrico que garante toda a sustentabilidade e potência do futuro”, enfatizou o proprietário da metalúrgica, Ronaldo Schwalm.

Visando divulgar os produtos e destacar as vantagens dos investimentos em sustentabilidade, sobretudo na produção de energia fotovoltaica, a metalúrgica Schwalm promoveu um evento em Sertão Santana, nesta sexta-feira, 22 de novembro, que reuniu cerca de 80 pessoas, incluindo diversos empresários da região, interessados em conhecer mais sobre o tema.

Na oportunidade Ronaldo apresentou o automóvel ao público presente e também uma usina montada com placas solares – 216 módulo – na empresa Do Sertão Alimentos – vizinha da metalúrgica – de propriedade do empresário Luiz Augusto Drechsler.

Ronaldo falou da satisfação da empresa com a nova experiência e sublinhou o retorno dos investimentos e as facilidades de empreender a partir da possibilidade de financiamentos oferecidos pelo Sicredi.

Durante o dia os convidados puderam desfrutar de um almoço oferecido pela metalúrgica, com um cardápio que incluiu costelão e chope gelado.