Ministro da Saúde anuncia fim da emergência sanitária por covid-19 no Brasil

Melhora no cenário epidemiológico, ampla cobertura vacinal e capacidade de assistência do SUS justificam a decisão

Na noite deste domingo (17), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, decretou o fim da emergência em saúde pública em virtude da pandemia de covid-19, instaurada no Brasil em fevereiro de 2020. Segundo Queiroga, um ato normativo sobre a decisão será editado nos próximos dias.

O ministro informou que a decisão de anunciar o fim do estado de emergência sanitária no país ocorreu por conta da melhora no cenário epidemiológico, da ampla cobertura vacinal e da capacidade de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS). Contudo, Queiroga afirmou que a decisão não indica o fim da covid-19.

Conforme apontou o ministro, “continuaremos convivendo com o vírus”. Ainda, Marcelo Queiroga inteirou que o Ministério da Saúde se manterá atento e “preparado para adotar todas as ações necessárias para garantir a saúde dos brasileiros, em total respeito à Constituição Federal.”

Coronavírus

Desde o início da pandemia, o Brasil registrou 30.252.618 casos de covid-19. O número de óbitos confirmados pela doença é de 662.207.

Em relação à vacinação no Brasil, 423.594.585 doses já foram aplicadas. O número de pessoas que completaram o esquema vacinal é de 162.490.311, o que corresponde a 76,9% da população totalmente vacinada no país.

Em seu pronunciamento, Queiroga também declarou que foi realizada, no país, a maior campanha de vacinação de sua história. O ministro disse que mais de 476 milhões de doses de vacina foram distribuídas. 

POLÍCIA

Acidente com vítima fatal na ERS 350 em Chuvisca

Motociclista veio a óbito ainda no local No final da manhã desta quinta-feira (26), um acidente de trânsito grave envolvendo um automóvel Ford Ka Vermelho...

Policia Civil recupera, em Guaíba, carga roubada de Canoas

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas (DRFC), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), sob...

Operação policial desarticula quadrilha que atacou carro forte em Guaíba

Na manhã desta quarta-feira (25), a Polícia Civil, por intermédio da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos (1ª DR), do Departamento Estadual...