O governador José Ivo Sartori manifesta pesar e solidariedade aos familiares pelo falecimento do escritor Aldyr Garcia Schlee, um dos grandes nomes da literatura contemporânea gaúcha. “É uma grande perda para a cultura do Rio Grande do Sul”, afirma Sartori.
Nascido em Jaguarão, Schlee completaria 84 anos no próximo dia 22. Ele vivia há muitos anos em um sítio em Capão do Leão, próximo a Pelotas. Lutando contra um câncer de pele desde 2012, estava internado há dez dias no Hospital Beneficência Portuguesa, em Pelotas, onde veio a falecer.
Segundo a família, o velório ocorrerá nesta sexta-feira, a partir das 7h, no Memorial Pelotas Cemitério Parque. O sepultamento está previsto para as 17h.
Autor de mais de uma dezena de livros – o mais recente, O Outro Lado – Noveleta Pueblera, publicado este ano -, Schlee também era jornalista, tradutor, professor universitário e desenhista. Foi com este último talento que conquistou alcance nacional e internacional.

Morte do escritor representa grande perda para a cultura do Estado – Foto: Diário Popular de Pelotas

É de Schlee a autoria do desenho oficial da camiseta da Seleção Brasileira. Em 1953, aos 19 anos, trabalhando como caricaturista em Pelotas, Schlee venceu 201 candidatos no concurso promovido pelo jornal Correio da Manhã para a escolha do uniforme da Seleção. Após o concurso, a então Confederação Brasileira de Desportos (CBD) oficializou o uniforme e concedeu a Schlee um prêmio em dinheiro e um estágio em um jornal carioca.
Para o governador José Ivo Sartori, a morte de Schlee representa uma grande perda para a cultura do Estado. Victor Hugo, secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, também lamenta a morte e lembra a importância de Schlee como um dos melhores nomes da literatura gaúcha. “Era um escritor que conhecia os personagens e os cenários da nossa cultura e que nos legou uma obra densa e original”, ressalta.
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul