O segundo episódio do Caminhos da História apresenta a BARRA DO RIBEIRO é foi gravado na lindíssima e cheia de história fazenda da Barba Negra. Com atrações musicais de Renato Borghetti, João Luiz Corrêa e Eduardo Vargas e a participação super especial das crianças e jovens do projeto Fábrica de Gaiteiros. Acompanhe no canal do YouTube (CAMINHOS DA HISTÓRIA – RS) a partir das 20hrs ou na Página do Facebook Caminhos da História- Costa Doce Gaúcha.

Projeto resgata história gaúcha com shows em casarões da Revolução Farroupilha

Sem ter custos para o erário público, o projeto envolve os municípios de Guaíba, Barra do Ribeiro, Cristal, São Lourenço do Sul, Rio Grande, Pelotas, Jaguarão e Piratini, locais onde houve resistência e desdobramentos da Revolução Farroupilha.

Memória, música e arquitetura tradicionais da cultura gaúcha, para ver, ouvir, dançar e se encantar sem sair de casa. Esta é a proposta do projeto Caminhos da História, que iniciou nesta quinta-feira (17) apresentando shows virtuais de importantes artistas da música nativista, gravados diretamente de casarões históricos do Estado, para recontar o passado da terra dos pampas.

“Pelos caminhos da história, e de quem os escreveu”. Como diz a letra da canção-tema, a iniciativa rodou a região da Costa Doce do Rio Grande do Sul na garupa de nomes como Elton Saldanha, Gaúcho da Fronteira, Joca Martins, João Luiz Côrrea, Renato Borghetti, Os Fagundes, Grupo Rodeio e Grupo Alma Gaudéria, entre outros. Além dos músicos, participam também artistas plásticos, bailarinos e atores, que encenaram momentos marcantes da Guerra dos Farrapos.

O resultado desta união artística itinerante será visto em uma websérie de oito episódios-espetáculos que têm como cenários prédios históricos localizados nas cidades de Guaíba, Barra do Ribeiro, Cristal, São Lourenço, Pelotas, Rio Grande, Jaguarão e Piratini. A escolha dos locais se deu pela importância de cada um para o movimento Farroupilha, a partir do crivo feito pelo pesquisador Rinaldo Souto Oliveira.

 

Geração de renda

Apesar da pertinência cultural e histórica, o projeto não visa apenas estes aspectos. Possível a partir de recursos da Lei Aldir Blanc, a produção mobilizou uma equipe de quase 200 pessoas, movimentando também a renda dos trabalhadores do setor, afetada pela pandemia de covid-19.

Os episódios serão lançados diariamente no YouTube, até o dia 24 de junho, sempre às 20h. O acesso é feito pelo canal do projeto Caminhos da História.

 

Guaíba

A primeira das oito cidades apresentadas nos “Caminhos da História – RS” foi Guaíba, O BERÇO DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA que ocorreu nesta quinta-feira (17/06) as 20h.

Com apresentações da declamadora Laura Kuhn, Alessandro Lauffer & Oscar Bueno, Fofa Nobre e Gaúcho da Fronteira.

Nessa importante cidade, se falou sobre a participação do município no contexto da Revolução, do Marco Farroupilha à Casa Gomes Jardim que, além de ser testemunha do nascimento da história que foi contado por meio encenações, depoimentos e entrevistas, ainda foi, juntamente com o Sítio Histórico e o Cipreste Centenário, palco para os shows da noite e a intervenção do Artista plástico Mauro Vila Real. Apresentação é de Rinaldo Souto com a participação do assessor de imprensa Elivelto Corrêa e curadora convidada Cláudia Mara Borges.

Este projeto foi viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural

 

Confira a programação:

17 de junho – Alessandro Lauffer & Oscar Bueno, Gaúcho da Fronteira e Fofa Nobre, em Guaíba

18 de junho – Eduardo Vargas, João Luiz Côrrea e Renato Borghetti, em Barra do Ribeiro

19 de junho – Grupo Santafé, Grupo Rodeio e Érlon Péricles, em Cristal

20 de junho – As Gurias, Os Fagundes e Graciele de Sousa, em São Lourenço do Sul

21 de junho – Joca Martins, Grupo Querência, Thomas Machado, em Pelotas

22 de junho – Moisés Oliveira, Tchê Guri e Loma, em Rio Grande

23 de junho – Lincon Ramos, Alma Gaudéria  e Leandro Berlessi, em Jaguarão

24 de junho – Capitão Faustino, Elton Saldanha e Darlan Pereira, em Piratini

 

Confira o clipe de Lançamento:

CAMINHOS DA HISTORIA – RS /Ep.1: Guaíba.

 

Informações, imagens e vídeos extraídas da Página dos Caminhos da História- Costa Doce Gaúcha e GZH