14.7 C
Cerro Grande do Sul
sábado, abril 20, 2024

Municípios estudam implementação de Casa de Acolhimento à Mulher na Centro-Sul

Em reunião realizada recentemente, foi aprovado por unanimidade pelo conselho de prefeitos do Consórcio Intermunicipal Centro-Sul e seus representantes, o início dos estudos para implementação de uma Casa de Acolhimento à Mulher, em âmbito regional, a fim de atender às mulheres vítimas de violência doméstica na região.

Em atenção ao aumento de casos de violência doméstica no Brasil e no mundo, e considerando o fato de não haver a padronização de atendimento aos casos, na região Centro-Sul, o Consórcio Centro-Sul, na figura do seu presidente e prefeito de Camaquã, Ivo de Lima Ferreira e da diretora executiva, Fabíola Coelho, levou a pauta “estudos para criação de projeto de abertura de casa de acolhimento à mulher vítima de violência doméstica” à assembleia de prefeitos, para votação.

Atualmente cada município da região precisa definir e aplicar seus critérios individuais de atendimento às vítimas de violência doméstica, através de suas secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social ou órgãos de atenção especializada à mulher, por exemplo. Com a proposta, os municípios consorciados firmariam parceria dedicada a este tipo de atendimento, tornando-o mais humano e organizado, inovando na forma de auxílio e proteção a mulheres em situação de vulnerabilidade.

A matéria foi apresentada e aprovada por unanimidade junto aos prefeitos e seus representantes, ao passo que já iniciaram os estudos para implementação do serviço, através do consórcio e municípios consorciados, a fim de aprovar o projeto no ano de 2022.

A direção do consórcio reforçou no encontro seu interesse e disponibilidade em cada vez mais ser parte atuante no desenvolvimento de políticas públicas regionais e afirmou que seguirá atuando em convergência aos interesses dos consorciados.

PUBLICIDADE
Cicero Omar da Silva
Cicero Omar da Silva
Chefe de Redação e Departamento de Vendas Portal ClicR e jornal Regional Cel/Whats: 51 99668.4901

RELACIONADAS