Desde o sábado (23/01) quando o Ministério da Saúde iniciou a distribuição dos 2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, da AstraZeneca/Oxford, aos poucos os municípios da região estão recebendo os pequenos lotes para dar sequência a imunização dos grupos prioritários.

Na quarta-feira (27) foi a vez do município de Chuvisca receber mais 20 doses do imunizante, totalizamos o recebimento de 33 vacinas no município, que já foram aplicadas nos profissionais da saúde.

A secretária municipal de Saúde, Sheila da Silva comemorou e agradeceu a compreensão da população de Chuvisca que segue na espera. Ela ainda comunicou que em breve deverá ocorrer uma nova etapa da campanha de vacinação, que serão os idosos acamados.

“A cada dia que passa, nos enchemos de esperança. Esperança de dias melhores”, expressou a secretária.

Em Cerro Grande do Sul o total de doses recebidas chega a 82, sendo 42 Coronavac, do Butantan e 40 da AstraZeneca/Oxford. Até esta quinta-feira (29) foram 30 os profissionais de saúde imunizados. O setor de vigilância epidemiológica do município afirma que com estes lotes conseguirá imunizar toda a equipe da UBS 24 horas e na sequência a vacinação deve seguir aos profissionais das demais unidades (ESFs), seguindo a prioridade conforme resolução do estado e orientação do Ministério da Saúde.

“Vamos seguir aplicando as doses enquanto fazemos um levantamento detalhado dos profissionais de saúde e aguardar, pois não sabemos qual o próximo quantitativo a ser recebido pelo Estado”, informou enfermeira Fabiane Zillmer, chefe da vigilância em saúde do município.

Para o município de Barão do Triunfo foram disponibilizadas 30 doses da vacina AstraZeneca/Oxford, que a secretaria municipal de Saúde buscou nesta quarta-feira (27)

O secretário de Saúde, Danio Salatti Amengual informou que até esta sexta-feira (29) haviam sido aplicadas as do primeiro lote que totalizou 28 profissionais imunizados e que a secretaria está organizando a logística para seguir com a imunização aos demais profissionais que atuam nas ESFs do interior, de forma que não haja nenhum imprevisto nem desperdício de material. Ao todo 58 pessoas devem ser vacinadas com que o município recebeu até agora.

Em Camaquã a secretaria municipal da Saúde, criou o “Vacinômetro”, para que a população acompanhe o passo a passo da vacinação contra o novo Coronavírus.

Este acesso dará informações sobre número de vacinas recebidas, vacinas aplicadas, população alvo vacina, como também o percentual de vacinas aplicadas durante a semana. Para visualizar o Vacinômetro, basta acessar o site www.camaqua.rs.gov.br e clicar no Pop Up que aparece na janela do site.

Os gestores informam que neste canal estarão sendo atualizadas diariamente as informações, para que haja a transparência e o conhecimento da população sobre o andamento da vacinação no município.