Municípios participam da etapa intermunicipal da CONAE

Foi realizado nos dias 16 e 17 de Maio a Conferência Nacional de Educação 2018 – CONAE, nas dependências do IFSUL, a Etapa Municipal e Etapa Regional/ACOSTADOCE, com a participação de representantes dos 13 municípios da região.

No primeiro dia do encontro foi realizada etapa de discussão em oito eixos de debates contando com 185 inscritos, assim distribuídos. I – O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação; II – Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais; III – Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social; IV – Planos decenais, SNE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão; V – Planos decenais, SNE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão; VI – Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação; VII – Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde; VIII – Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

No segundo dia de conferência, foi realizado o debate das discussões realizadas no dia anterior, no auditório do IFSUL, com a participação de autoridades da regional ACOSTADOCE.

Segundo Andréa Wolfle Zenker, Secretária da Educação Adjunta de Cerro Grande do Sul, a CONAE é uma organização democrática, uma forma que os órgãos públicos tem de fazer com que o cidadão possa participar, “Sempre que a gente tem a oportunidade é importante estar participando, temos a oportunidade de expor as nossas ideias e ideologias, acho que o encontro foi bastante válido, ouve ali a união de toda a Costa Doce, defendendo então a ação de um sistema nacional da educação, esta era a proposta da CONAE 2018, […]”.

A organização do evento

Devido aos encurtamento dos prazos para ser realizada a conferencia da CONAE, a região da Costa Doce se uniu para fazer a conferencia intermunicipal, então na quarta e quinta-feira estavam reunidos os representantes dos municípios que compõe esta região. “Quem organizou e sediou o encontro foi a Secretaria de Educação de Camaquã, e todo o evento foi realizado no IFSUL”, destacou Andréa.

Município ficou com o Eixo I

Os municípios integrantes da Costa Doce ajudaram a construir esta conferencia, a CONAE teve 15 eixos de discussão, que foram distribuídos pelos municípios da Costa Doce. Cerro Grande do Sul Ficou com o Eixo I – O PNAE na articulação do Sistema Nacional de Educação: Instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulamentação da educação.

Confira reportagem completa na edição impressa desta semana.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: