Uma nova onda de contaminação pelo coronavírus se propagou pelo município de Cerro Grande do Sul na última semana e com isso houve um aumento significativo de casos de pessoas infectadas ou com sintomas de Covid-19 no município.

Foram 22 casos confirmados em cinco dias, de acordo com os boletins emitidos pelo setor de vigilância sanitária da secretaria municipal de Saúde. O último boletim, divulgado na terça-feira (18/05) mostra que o município possui 53 casos suspeitos, sendo monitorados. O total de casos confirmados no município atingiu a marca de 678 pessoas, sendo que 31 estão em observação domiciliar e duas hospitalizações. Já ocorreram no município 15 óbitos causados pelo coronavírus.

Em função desta realidade a administração municipal emitiu um novo decreto nesta quinta-feira, 20 de maio, determinando que ficam adotados os protocolos sanitários estabelecidos na terça-feira (18) pelos municípios da Região 09, integrantes da Associação de Municípios da Região Costa Doce (ACOSTADOCE) e da Associação de Municípios da Região Carbonífera (AMREC), de acordo com o sistema 3As de monitoramento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Confira aqui os PROTOCOLOS GERAIS DA REGIÃO 09

A decisão enrijece algumas medidas de segurança em combate ao coronavírus, incluindo a promoção de eventos infantis, sociais e de entretenimento, por isso a administração municipal decidiu pela suspensão de algumas atividades que estavam programadas em alusão ao aniversário do município.

Ficam suspensos o passeio ciclístico que deveria ocorrer neste sábado (22/05), o Café da Diversidade que seria promovido na tarde de quinta-feira (27/05) para confraternizar com representantes das diversas etnias que compõem o município e ainda a sessão solene, também prevista para o dia 27, na Câmara de Vereadores, quando seria concedido o título de cidadão Honorário do Município ao artista e compositor, Osmar Raphaelli Bernar em reconhecimento pela autoria do hino de Cerro Grande do Sul.

Da programação deverão ser mantidas as homenagens previstas para ocorrer em gabinetes que algumas secretarias prestarão a pessoas que foram escolhidas por fazerem parte da construção da história do município deixando suas marcas e seus legados.