Novo médico está atendendo na UBS da Borges, em Tapes

Profissional é natural da Bolívia

A secretaria municipal da Saúde de Tapes passou a contar a partir da segunda-feira (13), com o trabalho do médico Omar A. Azad que vai atuar na Rede de Atenção Primária da ESF – Estratégia Saúde da Família Borges.

O novo médico é natural da Bolívia e formado em Medicina pela Universidade Univalle, de Cochabamba. Ao chegar ao Brasil, o profissional teve seu diploma reavaliado pela Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro.

Azad se disse muito agradecido pela recepção que teve em sua chegada ao município de Tapes. “Como toda a chegada fiquei com uma certa ansiedade, mas até agora só conheci pessoas boas na cidade, as quais me receberam muito bem, então irei retribuir todo este carinho que me deram prestando um ótimo atendimento aos pacientes que mais necessitam”, pontuou.

A contratação do novo profissional será 100% custeada com recursos próprios da prefeitura municipal e chega para suprir a vaga aberta após o pedido de desligamento de uma profissional que era cedida ao município pelo programa federal Mais Médicos.

Junto com uma equipe de profissionais da saúde, Azad ficará incumbido de realizar 700 atendimentos por mês, em média.

A nova contratação também vem no momento em que há uma alta nos atendimentos dentro das Estratégias de Saúde da Família, principalmente do público infantil. Conforme a pasta da saúde, este aumento é ocasionado principalmente pela chegada da estação de inverno, que traz com ela as doenças respiratórias, por exemplo.

A secretária da saúde, Marlene Heidrich, agradeceu o médico por ter aceito o convite para assumir a ESF Borges. “Todos os municípios estão enfrentando situações muito delicadas na área da saúde. A dificuldade de se conseguir médicos é apenas uma destas situações que estamos enfrentando. Também há dificuldade de conseguir insumos, além de repasses insuficientes. Então, é um somatório de questões que estão provocando uma crise na saúde em todo o RS. Quando um profissional aceita o convite para trabalhar num município do interior é uma vitória para toda a comunidade”, ressaltou.

Fonte: Ascom Pref. Tapes

POLÍCIA

Homem é preso por porte ilegal de arma em Cerro Grande do Sul

Um homem foi preso na tarde desta terça-feira (28) em Cerro Grande do Sul. A ação foi realizada pela Polícia Civil durante cumprimento a...

Vigilante é preso por tentativa de homicídio contra pedestre em Tapes

Na última segunda-feira (27), os Policiais Civis de Tapes efetuaram a prisão de um vigilante investigado por tentativa de homicídio. O crime aconteceu na...

Polícia Civil abre inquérito para apurar assalto a taxista em Camaquã

A Polícia Civil de Camaquã instaurou um inquérito para apurar o assalto ocorrido em Camaquã na manhã de ontem (26). Na ocasião, um taxista...