No sábado dia 25 de abril, 595 litros de óleo de cozinha saturado foram entregues a Afubra  (Associação dos Fumicultores do Brasil), essa ação é resultado do trabalho integrado e da parceria entre o Núcleo de Colorados de Arambaré (NCA), comércio local, a comunidade em geral e AFUBRA.

Divulgado em sua página no Facebook, o grupo destacou que no dia 14 de fevereiro haviam entregado 630 litros de óleo saturado, totalizando até o momento a entrega de 1.225 litros.

O objetivo desta coleta é alertar e sensibilizar as pessoas sobre os prejuízos que o óleo de fritura pode causar ao meio ambiente, quando descartado incorretamente. Ao mesmo tempo, dar o destino correto deste rejeito, evitando a disposição em locais inadequados.

DESTINO DO ÓLEO COLETADO

O óleo coletado pela Afubra é transformado em biodiesel e usado como combustível em veículos da entidade.

Essa prática proporciona o uso correto do rejeito -sem poluir recursos hídricos – e contribui na redução de gases poluentes – presentes nos combustíveis derivados de petróleo. O biodiesel é usado  puro (B100) ou misturado ao óleo diesel – é condicionado ao volume de óleo de fritura arrecadado no programa.

O presidente do (NCA) Erico Gonçalves Pereira, empossado virtualmente dia 04 de abril, destacou que o resultado financeiro adquirido com o óleo, é aplicado na escolinha de futebol, que conta com participação de aproximadamente 50 alunos. “Esses recursos nos auxilia a realizarmos viagens para disputar torneios, todos os anos na cidade de Guaíba, com um parceiro, que temos lá, incentivando dessa forma a pratica de esportes entre os jovens aqui no município” falou Erico.

Fotos: Página do Facebook Núcleo dos Colorados de Arambaré

Dia 24 de abril realizou-se a primeira reunião ordinária com a nova diretoria do Núcleo dos Colorados de Arambaré – NCA.