O Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19 (COEM) de Cerro Grande do Sul está discutindo as ações referentes aos protocolos de segurança sanitária e já sugeriu ao Executivo municipal, através de ofício encaminhado ao departamento jurídico, a adoção de medidas mais restritivas nos próximos dias para conter o avanço da contaminação.

A decisão foi tomada com base nos índices revelados pela secretaria municipal de Saúde que mostram um número elevado de contaminações em um comparativo nos últimos 14 meses, com um aumento progressivo de novos casos de Covid-19 e também de óbitos provocados pela pandemia.

Os gráficos mostram que em junho de 2020 o setor Covid-19, da UBS havia atendido 66 casos da doença, contra 531 casos no mesmo mês em 2021. O número de óbitos também preocupa sendo que de março a dezembro de 2020 foram 6 mortes provocadas pelo coronavírus, o mesmo número registrado só em março de 2021. Neste ano 18 pessoas já perderam a vida por causa da Covid-19 em Cerro Grande do Sul.

Na última quarta-feira, 14 de julho, o COEM se reuniu com Claudia Azevedo que integra a equipe de fiscalização sanitária da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado que esteve visitando o município e orientou a equipe municipal que sejam intensificadas as fiscalizações em locais públicos e privados a fim de reiterar as orientações sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação da doença e coibir o descumprimento das determinações de segurança.

Dentre as medidas sugeridas pelo COEM se incluem o aumento das restrições da circulação de pessoas nos espaços públicos e privados de modo que não ocorram aglomerações, a fiscalização mais intensa durante a noites, feriados e finais de semana em bares e restaurantes e o isolamento de praças e espaços públicos de convivência.

O documento com as medidas deverá ser entregue pelo COEM na segunda-feira (19) ao Executivo e já na terça-feira (20) poderá ser emitido um novo decreto municipal.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde C.G. Sul

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde C.G. Sul

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde C.G. Sul