Foi realizado neste sábado (19/06) e deverá ocorrer amanhã domingo (20/06), de modo presencial, nos turnos da manhã e tarde, com horários das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h na APAE, onde a “Cultural Of Peace” estará ministrando esta Formação voltada para “Construção de Paz” e na segunda-feira (21) de forma virtual, à noite das 19h às 23h. A formação contará com todos protocolos de segurança e saúde.

A prática da filosofia de Justiça Restaurativa, com a metodologia de Círculo de Construção de Paz, está cada vez mais presente e eficaz em nossa comunidade. Sua aplicação busca uma conexão entre as partes de forma igualitária, em um espaço seguro e respeitoso. O método circular, promove o envolvimento também, dos facilitadores na busca pela solução do conflito.
Com a capacitação dos atores da comunidade escolar e atores sociais da comunidade de Sertão Santana, polícias, CRE, e judiciário, a Comarca de Barra do Ribeiro vem promovendo projetos sobre o tema para a pacificação das relações e por uma cultura de paz.
“Os projetos de Justiça Restaurativa em Sertão Santana estão crescendo e acabaram se transformando em uma política pública no município, através do projeto de lei _ Lei Nº 1.527, de 21 de outubro de 2020 Institui o projeto “Semeando a Paz”, no Município de Sertão Santana”. Explicou Dra. Uda Roberta Doederlein Schwartz, Juíza da Comarca de Barra do Ribeiro.
“O poder executivo de Sertão Santana, conjuntamente com o COMDICA estão de parabéns pela adesão a esta filosofia de Justiça Restaurativa e de construção de paz como política pública” afirma a presidente do comitê de Justiça Restaurativa da comarca.
Esta formação faz parte de um novo projeto que além da formação de facilitadores, contará com a consultoria Arvorecer, para implantar este projeto.
A formação conta com professores da rede municipal e estadual, conselheiros tutelares, COMDICA,  profissionais da assistência social, educação e saúde do município, atores da CRE, polícias, judiciário e entidades sociais da comarca.
Este projeto se apresenta como uma continuidade do projeto executado no ano de 2020 – Semeando a Paz – Justiça Restaurativa na Comarca de Barra do Ribeiro. Projeto este que, ocorreu em 9 meses e os objetivos foram todos alcançados, mesmo com adaptações de propostas online, com vivências circulares virtuais com mais de 140 atores, que neste período de isolamento, se mostraram mais eficientes do que nunca. Estamos precisando de momentos de escuta, empatia e compaixão. Princípios estes, que regem círculos de construção de paz na filosofia da Justiça Restaurativa.
Contudo, as sementes do projeto germinaram na comunidade do município de Sertão Santana e do projeto social da Associação Multispaço, que continuaram com a proposta de uma cultura de paz, mesmo em tempos de pandemia.
As vivências e aprendizados destes projetos, nos trazem uma avaliação muito positiva deste contexto em todas áreas, com ênfase nos reflexos na comunidade escolar e grupos de convivência.

Domingo 20/06
Amanhã deverá ocorrer um ato na APAE as 17h com a presença da Juíza, Prefeito Irio, Vice prefeito Marcos Souza secretários e todos os participantes da formação para entrega de certificado !!!