Cerro Grande do Sul – Com o objetivo de proporcionar orientação técnica ao produtor rural e apresentar novas opções em produtos agrícolas que possam melhorar a produtividade da lavoura, a agropecuária Wolfle & Schwalm deu início ao seu 1° Ciclo de Palestras, na noite desta quinta-feira, 11 de julho, no clube Cruzeiro do Sul.

Cerca de 100 pessoas estiveram participando desta que foi a primeira de três palestras previstas. Nesta oportunidade participou como parceira a empresa Phytoagri Fertilizantes Foliares, tendo como palestrante o seu sócio gerente Ernani Weiss, autoridade mundial em produção de tabaco, com 45 anos de experiência no ramo, promovendo pesquisas e desenvolvendo soluções para os problemas do cultivo.

Autor de dois livros sobre o cultivo do tabaco, Ernani Weiss começou falando sobre a cura do fumo na estufa, dando dicas importantes, com enfoque no controle da temperatura principalmente durante a amarelação.

“Essa é a fase que define o ‘brilho’ da folha e consequentemente a determinação da qualidade que vai influenciar no valor de mercado”, orientou.

Outro enfoque da palestra foram as doenças relacionadas ao tabaco e as formas de combate-las, sobretudo as enfermidades do solo, quando destacou a importância da eliminação da resteva com a remoção da soca imediatamente após a última apanha.

“O pé de fumo precisa ser arrancado para que as raízes tomem sol e as doenças sejam eliminadas. Também é importante uma boa adubação verde”, alertou.

No sentido de oferecer solução no combate a diferentes doenças do fumo, bem como aumentar a produtividade da lavoura foi apresentado ao público o GRYPHO, um fertilizante foliar organomineral de alta performance, altamente técnico que resulta numa resposta rápida, segura e eficiente.

Ernani explicou que o GRYPHO melhora a absorção dos nutrientes necessários para um desenvolvimento equilibrado da planta além de aumentar a resistência à doenças. O produto também fortifica e recupera a planta, evita o surgimento de brotações excessivas e o surgimento de fumo vermelho na pilha.

“O produtor de tabaco sabe o que quer, por isso é preciso estar consciente do que fazer pra evitar os problemas em sua propriedade e conseguir os resultados que almeja”, concluiu.

Após a palestra foi servido um jantar gratuitamente a todos os participantes e distribuição de brindes.

As novas palestras estão marcadas pra ocorrer nos dias 08 de agosto e 12 de setembro quando as empresas parceiras serão a Dekalb Sementes e Agroceres Sementes, respectivamente. Os eventos serão abertos ao público em geral mediante ingressos que já estão disponíveis gratuitamente na agropecuária, onde os interessados devem retirá-los.