Petrobras nomeia Fernando Borges como novo presidente interino

Borges substitui José Mauro Ferreira Coelho, que renunciou ao cargo

A Petrobras informou, nesta segunda-feira (20), que Fernando Borges foi eleito presidente interino da estatal, substituindo José Mauro Ferreira Coelho, que renunciou ao cargo. Borges ficará no comando da empresa até a eleição e posse do novo presidente.

É provável que, posteriormente, a presidência seja assumida por Caio Paes de Andrade, secretário de Desburocratização do Ministério da Economia. Ele foi indicado ao cargo há um mês, quando o Ministério de Minas e Energia comunicou que o governo federal havia decidido pela troca do presidente da estatal.

Na ocasião, o governo, como acionista controlador da Petrobras, anunciou que José Mauro Coelho seria substituído por Caio Mário Paes de Andrade. Contudo, o processo de checagem de Andrade ainda não foi iniciado.

Fernando Borges
Borges é engenheiro civil, graduado pela Universidade Federal de Uberlândia. Possui MBA Executivo pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (COPPEAD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e participou do Programa de Gestão Avançada no Instituto Europeu de Administração de Empresas (Insead), na França.

O presidente interino trabalha na Petrobras há 38 anos, onde ocupou diversas funções gerenciais na área de Exploração e Produção. Também atuou como Gerente Executivo na estatal, ocupando, inicialmente, a Gerência Executiva de Libra e tornando-se Gerente Executivo de Relacionamento Externo.

Em 2016, Borges assumiu a direção do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), permanecendo no cargo até março de 2020. Também desde 2016, ele exerce a função de diretor da Associação Brasileira de Empresas de Exploração e Produção de Petróleo e Gás (ABEP), por indicação da Petrobras.

Atualmente, Borges é diretor executivo de Exploração e Produção da estatal. Ele assumiu o cargo em abril de 2021.

POLÍCIA

Mulher foi presa transportando crack junto com a filha de 12 anos

Na noite desta sexta-feira, 24, a Polícia Rodoviária Federal prendeu três pessoas que transportavam uma carga de crack escondida em uma mochila. A ação...

Homem é morto com paulada na cabeça em Camaquã

Mais um caso contribuiu para o aumento nos índices de criminalidade do município de Camaquã, na madrugada deste sábado (25). Um homem de 40 anos...

Polícia Civil prende seis pessoas durante operação em Camaquã

Na tarde desta quarta-feira (23), uma megaoperação contra os crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e homicídio foi realizada no bairro Bom Sucesso,...