Piso Salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e da Enfermagem

Por Bruna Lietz – Advogada*

O piso salarial corresponde ao menor valor que pode ser pago de salário dentro de uma categoria profissional, sendo fixado por lei ou então por acordo sindical. Neste sentido, foram editadas, recentemente, algumas normas federais/nacional abordando o tema para os profissionais da enfermagem e os agentes comunitários de saúde.

Para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, o Congresso Nacional, dia 5 de maio de 2022, promulgou a Emenda Constitucional 120, que define o piso salarial de dois salários mínimos (R$ 2.424,00 em 2022) para estes profissionais.

A Emenda Constitucional 120 também prevê a concessão de adicional de insalubridade aos agentes comunitários de saúde e aposentadoria especial em razão dos riscos inerentes às funções desempenhadas.

O texto da Emenda Constitucional 120 pode ser consultado no seguinte link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc120.htm

Diferentemente dos agentes comunitários de saúde, os profissionais da enfermagem tiveram o Projeto de Lei 2564/20 aprovado junto à Câmara dos Deputados. Todavia, para que tal projeto se torne lei, ainda se faz necessária a sanção do Presidente da República.

Precisando de assessoria jurídica? Acesse www.lietzemoreiraadvocacia.com

O Projeto de Lei 2564/20 estabelece como novo piso da enfermagem o valor de R$ 4.750,00, instituindo o piso da categoria com base no INPC. Pelo projeto, referidos técnicos, auxiliares, parteiras e enfermeiros serão beneficiados.

A integra do projeto pode ser conferida em: https://www.camara.leg.br/propostas-legislativas/2309349

Assim como outras categorias profissionais, os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias tiveram uma importante conquista jurídica, estando os profissionais da enfermagem em busca da sanção do Projeto de Lei 2564/20.

*Advogada inscrita na OAB/RS 88.772. Professora na área jurídica. Mestre em Direito.

POLÍCIA

Mulher foi presa transportando crack junto com a filha de 12 anos

Na noite desta sexta-feira, 24, a Polícia Rodoviária Federal prendeu três pessoas que transportavam uma carga de crack escondida em uma mochila. A ação...

Homem é morto com paulada na cabeça em Camaquã

Mais um caso contribuiu para o aumento nos índices de criminalidade do município de Camaquã, na madrugada deste sábado (25). Um homem de 40 anos...

Polícia Civil prende seis pessoas durante operação em Camaquã

Na tarde desta quarta-feira (23), uma megaoperação contra os crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e homicídio foi realizada no bairro Bom Sucesso,...