PL prevê oferta de insumos a agricultores do Alimenta Brasil

Texto também busca garantir assistência técnica e extensão rural aos beneficiários

Tramita no Senado o Projeto de Lei 1.383/2022 que propõe medidas para garantir a oferta de fertilizantes e outros insumos, além de assistência técnica e extensão rural, aos agricultores e pecuaristas que fazem parte do Programa Alimenta Brasil.

O Alimenta Brasil é um programa do governo federal que compra alimentos de agricultores para incentivar as atividades e, ao mesmo tempo, procura ampliar o acesso das pessoas a esses produtos.

O autor do projeto, senador Marcos do Val (Podemos), propõe que as medidas previstas também beneficiem os agricultores que, apesar de não fazerem parte do Alimenta Brasil, fornecem produtos ao programa.

Fome e falta de fertilizantes

Ao explicar por que apresentou a proposta, o senador ressalta que “o aumento da insegurança alimentar e nutricional tem sido uma triste realidade para milhões de famílias do Brasil”, e que “a fome tem se expandido exponencialmente em território nacional desde, pelo menos, o início da pandemia da covid-19”.

Além disso, ele lembra que a guerra entre Rússia e Ucrânia prejudicou as importações de fertilizantes, afetando sua oferta e seus preços — o Brasil importa cerca de 85% dos fertilizantes utilizados na agricultura nacional.

“Diante de alarmante realidade, cumpre ao poder público o dever de planejar e implementar estratégias que tenham o objetivo de aumentar a oferta de alimentos no mercado interno, com ênfase nos segmentos mais vulneráveis da sociedade”, argumenta ele.

*Com informações de Agência Senado

 

POLÍCIA

Homem é preso por porte ilegal de arma em Cerro Grande do Sul

Um homem foi preso na tarde desta terça-feira (28) em Cerro Grande do Sul. A ação foi realizada pela Polícia Civil durante cumprimento a...

Vigilante é preso por tentativa de homicídio contra pedestre em Tapes

Na última segunda-feira (27), os Policiais Civis de Tapes efetuaram a prisão de um vigilante investigado por tentativa de homicídio. O crime aconteceu na...

Polícia Civil abre inquérito para apurar assalto a taxista em Camaquã

A Polícia Civil de Camaquã instaurou um inquérito para apurar o assalto ocorrido em Camaquã na manhã de ontem (26). Na ocasião, um taxista...