Na manhã da sexta-feira 15 de maio a Coordenadora Estadual de Mulheres da FETAG-RS, Maribel Moreira, que também é responsável pela área da educação participou de reunião por videoconferência sobre a aquisição, por parte do Governo do Estado, com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), de kits de alimentação escolar para famílias de estudantes da Rede Estadual, cumprindo a determinação legal de adquirir, no mínimo, 30% da agricultura familiar, visando beneficiar as famílias dos estudantes no período da pandemia.

A reunião foi proposta pelos Deputados Edegar Pretto e Zé Nunes e organizada pela Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, presidida pelo Deputado Jeferson Fernandes e a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, presidida pela Deputada Sofia Cavedon.

Participaram também mais de 70 entidades, entre elas Emater, Famurs, Seduc, Conselho de Educação, nutricionistas entre outros.

Maribel afirma que a FETAG-RS já estava em tratativas para que a compra de produtos da agricultura familiar para a montagem dos kits fosse garantida. “Reuniões com o MAPA e a Secretaria de Educação já debatiam sobre isso. O Secretário Estadual de Educação havia garantido para a federação em reunião, com a presença do deputado Elton Weber, que em maio já fariam compras da agricultura familiar. A preocupação da FETAG-RS é que não pode admitir que a Secretaria da Educação continuem comprando os produtos em atacados e não adquirindo da agricultura familiar, no mínimo, o percentual já previsto em lei” afirma a dirigente.

Os agricultores já estão sendo prejudicados pela estiagem e o PNAE é uma política que garante renda mínima para muitas famílias.

Fone: FETAG-RS