A Polícia Civil de Camaquã emitiu um aviso alertando a população sobre o golpe da “Atualização Digital da Lista Telefônica” que tem feito vítimas no município.

Ocorre que uma suposta empresa de marketing liga para comerciantes dizendo que os dados da mesma precisam ser atualizados, pois a lista tradicional física não existe mais e que os dados serão atualizados e disponibilizados na internet para os clientes em todo o Brasil.

Na sequência é enviado um contrato ao comerciante orientando que o mesmo desconsidere os valores e que o documento serve somente para controle interno da empresa, pois o serviço seria gratuito. Porém dias depois os golpistas retornam o contato com o comerciante e começam com ameaças que caso ele não pague o valor do contrato, seu CNPJ será negativado.

Algumas vítimas, apavoradas, acabam pagando o valor, mas novamente dias depois os falsos agentes da empresa voltam a fazer contato dizendo que só parte da dívida foi paga e que há mais valores a serem pagos, portanto a dívida nunca acaba de modo que o comerciante fica refém dos estelionatários.

A polícia orienta os comerciantes ou qualquer vítima não efetue nenhum pagamento de boletos não solicitados antes de procurar a Delegacia de Polícia Civil para orientações e o devido registro.