Prazo para tirar e regularizar o título de eleitor termina em 04 de maio

Procedimentos podem ser feitos presencialmente ou pela internet

As eleições que vão escolher deputados, senadores e presidente da República só acontecem em outubro deste ano, mas o prazo para os jovens que tem mais de 16 anos tirarem o primeiro título de eleitor é até 04 de maio. O prazo vale também para quem precisa regularizar o documento, que é necessário em diversas situações. Vale destacar que os jovens que completarão 16 anos até o primeiro turno (02 de outubro) também podem tirar o título e votar.

Os procedimentos podem ser feitos pela internet, por meio do Título Net, ou presencialmente nos cartórios eleitorais. Também no site do TSE o eleitor encontra uma série de informações sobre o processo de regularização do título. Com uma linguagem simples as reportagens orientam passo a passo cada processo para que ninguém deixe de participar das eleições 2022.

Além de requerer a primeira via do título o eleitor pode fazer a mudança de município (transferência de domicílio eleitoral), alteração de dados pessoais, alteração de local de votação por justificada necessidade de facilitação de mobilidade ou revisão para a regularização de inscrição cancelada.

Pelo aplicativo e-Título, que pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android, o eleitor consegue acompanhar o andamento de cada processo iniciado e também ter acesso ao documento.

Para o eleitor que ainda não fez o cadastro biométrico, é necessário apresentar um documento oficial com foto sempre que for utilizar o título digital.

Saiba mais

O eleitor tem o título cancelado por falecimento, duplicidade de inscrições, não comparecimento a revisão de eleitorado, ausência a três turnos eleitorais consecutivos e sentença judicial.

Já o título suspenso é consequência de condenação criminal, conscrição, improbidade administrativa e recusa de cumprimento de serviço militar obrigatório.

POLÍCIA

Acidente com vítima fatal na ERS 350 em Chuvisca

Motociclista veio a óbito ainda no local No final da manhã desta quinta-feira (26), um acidente de trânsito grave envolvendo um automóvel Ford Ka Vermelho...

Policia Civil recupera, em Guaíba, carga roubada de Canoas

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas (DRFC), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), sob...

Operação policial desarticula quadrilha que atacou carro forte em Guaíba

Na manhã desta quarta-feira (25), a Polícia Civil, por intermédio da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos (1ª DR), do Departamento Estadual...