Prefeitos da Centro Sul buscam novo sistema de iluminação pública

Prefeitos das cidades da Região Centro-Sul buscam um novo e moderno sistema de iluminação pública para as cidades, através de uma parceria público-privada. E no próximo dia 05 de fevereiro, um importante passo será dado com a assinatura de um termo de acordo de cooperação técnica entre o BNDES, UFRGS e o Consórcio Intermunicipal Centro-Sul. O encontro será em Camaquã.
O Consórcio Intermunicipal Centro-Sul e a Associação dos Municípios da Costa Doce, ambos dirigidos pela Prefeita de Cristal, Fábia Richter, e o Prefeito de Tapes, Silvio Rafaeli, se uniram no propósito de modificar o sistema de iluminação pública de maneira eficaz através do projeto de iluminação de LED. Os Prefeitos visitaram o Tribunal de Contas e o Ministério Público e explicaram a ideia de implementação. A busca destes órgãos foi para afastar a picaretagem. Hoje, avançam, para ser o primeiro consórcio do Brasil com este modelo. E ainda contam com o apoio do BNDES, FURG, Fundação Getulio Vargas e UFRGS.
O projeto na gestão de iluminação pública vai beneficiar os moradores das cidades de Tapes, Guaíba, Camaquã, Cristal, Amaral Ferrador, Arambaré, Barra do Ribeiro, Cerro Grande do Sul, Chuvisca, Dom Feliciano, Mariana Pimentel, Sentinela do Sul e Sertão Santana. Além das cidades de Turuçu, São Lourenço, Eldorado do Sul e Barão do Triunfo.
A PPP da Iluminação Pública não vai prever apenas a troca de lâmpadas para deixar as cidades mais iluminadas. A implementação que fará a substituição das lâmpadas comuns pelas lâmpadas de LED nos municípios da região Centro-Sul também possibilita a transmissão de telefonia, fibra ótica e demais serviços como distribuição de internet, modernizando os sistemas de transmissões das cidades envolvidas no projeto.
Para Silvio Rafaeli, Presidente da Associação dos Municípios da Costa Doce, é um projeto pensado e trabalhado de forma conjunta que vai beneficiar mais de 400 mil moradores. “Trabalhamos durante todo o ano de 2017 para a implementação deste projeto conjunto.Tivemos o acompanhamento do Ministério Público para a construção desta parceria público-privada, sendo este um grande passo de um projeto inédito no Brasil”, afirma o Prefeito de Tapes, Silvio Rafaeli.
Já a Presidente do Consórcio Intermunicipal Centro-Sul, Prefeita do município de Cristal, Fábia Richter, ressalta a importância da conquista do projeto de iluminação pública para os municípios da região. “A assinatura deste termo de acordo de cooperação técnica entre o Consórcio Intermunicipal Centro-Sul e o BNDES será o primeiro passo para a implementação deste novo sistema de iluminação pública para as cidades. Entretanto o acordo entre o BNDES e o Consórcio abre muitas possibilidades, ” destaca Fábia.

POLÍCIA

Dupla é presa em Camaquã após roubo a estabelecimento comercial

Durante a noite desta segunda-feira (16), aproximadamente às 22h15, os agentes de segurança do 30º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizaram a prisão de...

Polícia investiga roubo de gado comandado de dentro da cadeia

Na tarde desta segunda-feira (16) a Polícia Civil através da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Camaquã deu início...

PRF prende foragido com mais de 100 quilos de maconha

A Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem que transportava 111 quilos de maconha na noite deste sábado, 14, em Sarandi. O preso estava foragido...