Prefeitura de Tapes garante que vai solucionar os alagamentos na Wolf

Máquinas do setor de obras estão fazendo intervenção no bairro

Depois dos transtornos de alagamentos na Vila Wolf, em Tapes, por ocasião das chuvas ocorridas nos dias 2, 3 e 4 de maio e dos protestos dos moradores pedindo atenção do poder público municipal, a prefeitura através da secretaria de Obras, Viação e Transporte (SMOVT), iniciou, já na quinta-feira (05) um trabalho de manutenção, limpeza e substituição de canos da rede pluvial da comunidade. A intervenção visa facilitar a drenagem para evitar que a água se acumule e invada as casas novamente.

A obra causou um novo transtorno, segundo os moradores pelo acúmulo de barro e esgoto depositado na beira da rua, em frente aos portões das residências. O material é resultante da abertura de valas e é extremamente mal cheiroso.

Alguns dos moradores da vila questionam também o tipo de intervenção que está sendo feita, uma vez que, segundo eles, o problema não está no ponto onde as máquinas iniciaram o trabalho, mas no outro extremo do bairro, no chamado terminal ou quadra 01.

Os gestores da SMOVT garantem que as demandas dos residentes bairro serão atendidas e que as intervenções, embora incômodas, são necessárias neste sentido. Eles destacam que a rede pluvial da comunidade é antiga, construída com canos de 20 cm de diâmetro que já não comportam toda a vazão em diversas ocasiões de chuvas.

Um dos problemas apontados pelos encarregados das obras é o acúmulo de lixo descartado incorretamente no bairro e que acabam obstruindo as bocas de lobo ou bueiros. Esta prática inadequada contribui para o entupimento dos canos e impede o escoamento da água ocasionando os alagamentos.

Sobre a obra propriamente dita o governo municipal informou que estão sendo colocados cerca de 100 canos com 60 cm de diâmetro do trecho que vai da esquina entre as ruas – Getúlio Teixeira de Carvalho e Lívio Araújo – até a ponte sobre a Sanga da Charqueada, na Travessa Camaquã. Além da substituição dos canos também está sendo feita a limpeza e a construção de novas galerias de drenagem.

Finalmente os responsáveis pelos serviços informaram que o chamado terminal ou quadra 01 do bairro Wolf também passará pela devida manutenção, pois está incluso no cronograma de obras.

POLÍCIA

Pai e filha são indiciados por associação criminosa armada em Tapes

Recentemente, a Delegacia de Polícia de Tapes instaurou um Inquérito Policial com o objetivo de identificar membros de uma quadrilha após inúmeros assassinatos ocorridos...

PRF prende motorista que fumava maconha enquanto dirigia

No final da manhã desta quinta-feira (19), a Polícia Rodoviária Federal prendeu um motorista que dirigia em zigue-zague. O homem, com diversas ocorrências e...

PRF prende traficantes e apreende mais de 700 kg de maconha no RS

Em três ações distintas no Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (18), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 700 kg de maconha,...