Nesta sexta-feira, 20 de dezembro, foi realizado em Barão do Triunfo a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) edição 2019, quando 68 crianças receberam os certificados de participação.

O programa foi realizado com alunos do 4º e 5º ano nas escolas do meio rural do município, sendo elas: Antônio Guedes Brandão, Marechal Deodoro da Fonseca, Egídio Vieira da Silva e Dom Pedro II.

O PROERD tem o objetivo de desenvolver uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado (policial instrutor PROERD), professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, para prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência na comunidade escolar. Visa alcançar crianças dos 5º e 7º anos, da educação infantil e das séries Iniciais do ensino fundamental, bem como para jovens do ensino médio das escolas públicas e privadas do Estado, a fim de complementar um ciclo de proteção integral em prevenção primária, proporcionando um currículo educacional de prevenção direcionado aos pais ou responsáveis dos alunos PROERD e adultos interessados em geral.

Esse ano além do PROERD, a Brigada Militar de Barão do Triunfo realizou diversas palestras nas escolas municipais sobre o tema Violência no Trânsito.

No término do programa os alunos realizaram uma redação sobre o PROERD sendo que as melhores redações de cada escola foram premiadas com um kit de brinquedos e material escolar doados pela comunidade. Os ganhadores foram Amanda Ledesma Marcuci, da Escola Antônio Guedes Brandão, Gabriel Inácio de Lima, da Escola Dom Pedro II, Bruna Lima de Lima, da Escola Egídio Vieira da Silva e Gisele Nogueira da Silva, da Escola Marechal Deodoro da Fonseca.

Entre os ganhadores foi sorteada uma caderneta de poupança doa Sicredi de Barão do Triunfo sendo contemplada a aluna Gisele. O Consepro de Barão do Triunfo patrocinou a confecção das camisetas do programa e para entrega dos kits aos premiados foram feitas doações pelo posto de combustível Cruzeiro do Sul, lojas Mobilar, Eletro Solka, bazares e Ily Stroper.

Durante a solenidade de formatura a Brigada Militar de Barão do Triunfo externou seus agradecimentos a todos que colaboraram para a realização do programa.